Atividades do Parlamentar

Setembro 2016

 

Escolas

 

No dia quatro de setembro, em Jaraguá do Sul, o Parlamentar participou da assinatura para o repasse de recursos provenientes de subvenções para a pintura das escolas Alvino Tribess e Euclides da Cunha.

 

Roteiro

 

Nos dias cinco e seis de setembro o Deputado Dr. Vicente Caropreso realizou roteiro de visitas nos municípios de Rio do Oeste, Agronômica, Pouso Redondo, Atalanta, Imbuia, Lontras e Rio dos Cedros fazendo contato com lideranças locais para conhecer as necessidades dos municípios.

 

Independência

O parlamentar participou no dia sete de setembro das comemorações do dia da independência em Jaraguá do Sul.

 

Encontros

 

No dia 10 de setembro o Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso participou de reuniões nos municípios de Penha e Piçarras.

 

Segurança

 

No dia 12 de setembro o deputado Dr. Vicente Caropreso, em parceria com os CONSEGs da região de Jaraguá do Sul, promoveu a palestra “Inteligência na Estratégia de Segurança, Rede de Vizinhos”.

 

Brasília

 

O deputado Dr. Vicente esteve em Brasília, no dia 13 de setembro, onde participou de uma reunião com o Ministro da Educação, Mendonça Filho. O objetivo foi solicitar agilidade na implantação do Curso de Medicina em Jaraguá do Sul.

 

Papanduva

 

O Parlamentar visitou no dia 20 de setembro os municípios de Ilhota, Gaspar, Porto Belo e Bombinhas onde conversou com lideranças e colheu anseios dos moradores.

 

Hospital Infantil

 

O Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso prestigiou, no dia 23 de setembro, a inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) em Florianópolis.

 

Comunidade

 

No dia 27 de setembro o Deputado Dr. Vicente visitou a comunidade terapêutica da Fundação Hermon, em Porto União. O parlamentar, que é membro da Comissão de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, conheceu todas as instalações.

Agosto 2016

 

Audiência

 

No dia três de agosto o deputado Dr. Vicente Caropreso aprovou, na Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública para debater a implantação do sistema socioeducativo em meio aberto, com liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. O evento será realizado no dia seis (06) de outubro, na Assembleia Legislativa.

 

Parlamento Jovem

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso recebeu a visita, no dia três de agosto, de estudantes de Barra Velha, Canelinha e Mafra que fazem parte do Parlamento Jovem. No encontro o Deputado falou sobre as atividades parlamentares e recebeu projetos de lei que foram criados pelos jovens.

 

Seminário

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso participou no dia quatro de agosto da Audiência Pública sobre o “Marco pela Primeira Infância/Lei Federal 13.257/2016”. O evento foi uma realização da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que é presidida pelo Parlamentar.

 

Homenagem

 

No dia quatro de agosto o Parlamentar apresentou o Projeto de Lei que denomina como Delegado Alcivandro Espezim a Delegacia de Polícia do Município de Guaramirim, SC. O ato é em homenagem ao policial que dedicou a vida à polícia civil e desenvolveu a uma carreira baseada no humanismo e no exercício das prerrogativas policiais, sem se descuidar dos deveres e direitos dos presos.

 

Bombeiros Voluntários

 

No dia nove de agosto o Deputado Dr. Vicente Caropreso apresentou uma moção em homenagem ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul pelos 50 anos de atividades. Da mesma forma, destacou na tribuna da Assembleia Legislativa a importância desta corporação.

 

Mamografia

 

Na reunião da Comissão de Saúde, realizada no dia 10 de agosto, o Deputado Dr. Vicente Caropreso destacou a necessidade de melhor planejamento dos exames de mamografia em Santa Catarina. A manifestação foi baseada na resposta da Secretaria de Saúde do pedido de informação sobre o Procedimento. A indagação surgiu na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa, proposta por Dr. Vicente, que tratou sobre o assunto.

 

Denúncia

 

No dia 11 de agosto o Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa a subutilização de estruturas de saúde de Santa Catarina.

 

Fiscalização

 

Na tribuna da Assembleia Legislativa, no dia 12 de agosto, o Parlamentar destacou a necessidade de fiscalizar a utilização dos recursos do Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos. Para o Deputado estas instituições são de extrema importância para a qualidade no atendimento de saúde no Estado.

 

Reunião

 

No dia 15 de agosto o Deputado teve uma reunião com Presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Nova de Guaramirim, Ozeias Pires Gregório dos Santos.  No encontro o Dr. Vicente recebeu o pedido de encaminhamento de melhorias em pavimentações de ruas do bairro e regularização da associação perante o Estado.

 

Mafra

 

O Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso esteve no dia 18 de agosto no município de Mafra onde conversou lideranças locais. O Parlamentar buscou informações sobre as principais demandas da região.

 

Itaiópolis

 

Em Itaiópolis, no dia 18 de agosto, o Parlamentar conversou com lideranças comunitárias sobre projetos que podem ser realizados na região e sobre o trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa.

 

Papanduva

 

O Parlamentar visitou o município de Papanduva, no dia 18 de agosto, onde conversou com moradores para conhecer as necessidades do município.

 

Monte Castelo

 

No dia 19 de agosto o Parlamentar esteve no município de Monte Castelo, no Planalto Norte, onde conheceu a estrutura da COOPER POMARES. A cooperativa reúne 105 produtores de maçãs da região e é um exemplo que deve ser incentivado e seguido.

 

Timbó Grande e Major Vieira

 

O Deputado Dr. Vicente visitou no dia 19 de agosto os municípios de Timbó Grade e Major Vieira onde teve reuniões com lideranças locais. Nos encontros falou sobre o trabalho que está desenvolvendo na Assembleia Legislativa.

 

Bela Vista do Toldo

 

Durante roteiro pelo Planalto Norte o Parlamentar esteve, no dia 20 de agosto, em Bela Vista do Toldo. Dr. Vicente conversou com moradores e percorreu as ruas do município para conhecer de perto as necessidades desta tranquila cidade.

 

Convênio

 

O Parlamentar participou, no dia 23 de agosto, da assinatura de convênios para a pintura das escolas estaduais de Jaraguá do Sul Euclides da Cunha e Alvino Tribess, realizado na Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul.

 

Brasília

 

Nos dias 30 e 31 de agosto o Deputado Dr. Vicente cumpriu agenda na Capital Federal. Dentre as reuniões, o parlamentar teve um encontro com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, onde solicitou especial atenção para com os hospitais filantrópicos de SC.
Dr. Vicente pediu a criação de linhas emergenciais de financiamento das dívidas dos hospitais. Da mesma forma, o pagamento das bolsas a médicos residentes em hospitais de Jaraguá do Sul. O Deputado também acompanhou, ao lado do Senador Paulo Bauer, a sessão histórica do Senado Federal do julgamento do impeachment.

Julho 2016

 

Porto União

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso esteve, no dia primeiro de julho, no município de Porto União. Na oportunidade visitou o Hospital de Caridade São Braz onde recebeu uma homenagem da instituição. O ato foi uma forma de agradecimento ao apoio na implantação da Unidade Oncológica no ano de 2002. O Parlamentar também conheceu a Casa de Apoio que está sendo construída para abrigar os pacientes de câncer que fazem o tratamento no município e a APAE de Porto União.

 

Posto de Saúde

 

No primeiro dia de julho o Parlamentar participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) na localidade de Rio Branco. A nova unidade oferecerá à comunidade atendimento médico, odontológico e com amparo de toda a equipe de enfermagem.

 

Socioeducativo

 

O Deputado Dr. Vicente denunciou no Plenário da Assembléia Legislativa, no dia cinco de julho, problemas no Sistema Socioeducativo Catarinense. De acordo com o Deputado, que é o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, a falta de profissionais e de atividades para preencher o tempo ocioso dos adolescentes detidos por conflito com a lei é uma realidade. Dr. Vicente solicitou providências do Governo do Estado.

 

CPI dos Medicamentos

 

No dia cinco de julho o Deputado Dr. Vicente Caropreso participou de mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Medicamentos Falsificados (CPI). Na oportunidade foram colhidos depoimentos do Gerente da Vigilância Sanitária de Florianópolis e do Diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Florianópolis e Região (SICOVAFARMA).

 

Cobrança

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso abordou na Tribuna da Assembleia Legislativa no dia seis de julho os Convênios que foram firmados entre municípios e o Governo do Estado e que não foram cumpridos pois os recursos não foram liberados. Segundo o Parlamentar, isso causou tristeza e preocupação, mas da mesma forma afirmou que a solução é a aprovação do Projeto de Lei que está em tramitação na Assembleia que impõe 3% do Orçamento do Estado para as questões elencadas nas reuniões do orçamento regionalizado. O deputado completou dizendo que não irá se calar e vai lutar por essas mudanças.

 

Médicos

 

No dia sete de julho o Vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e o Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso reuniram lideranças médicas de Santa Catarina para uma conversa sobre a Saúde no Estado. Foi o primeiro encontro que reuniu parlamentares, entidades e o Poder Executivo Estadual. Na reunião foram tratados temas de alto interesse público, sobretudo o financiamento da saúde.

 

Penha

O Deputado Dr. Vicente Caropreso esteve, no dia sete de julho, nos municípios de Penha e Balneário Piçarras onde tratou sobre assuntos para a melhoria na qualidade de vida dos moradores destes municípios.

 

Pesca artesanal

 

No dia 12 de julho o Parlamentar destacou na tribuna da Assembleia Legislativa a importância da pesca artesanal. Da mesma forma, ressaltou o sucesso registrado na safra da tainha pelas colônias de pescadores no litoral catarinense. Dr. Vicente ainda destacou que é preciso valorizar a cultura e proteger os ranchos artesanais através de incentivos fiscais e legais.

 

Anabolizantes

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso presidiu no dia 12 de julho a reunião da CPI dos Medicamentos Falsificados onde foi tratado sobre o uso inadequado de complementos alimentares e anabolizantes. O encontro contou com a presença do Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Dr. Alexandre Holl.

 

Comissão de Saúde

 

Na reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada no dia 13 de julho, o Deputado destacou problemas na realização do teste do pezinho e na falta de repasse de recursos para a alimentação especial para os pacientes oncológicos.

 

FIESC

 

No dia 13 de julho o Deputado Dr. Vicente participou da posse de Célio Bayer como Presidente da Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria da FIESC.

 

Vereadores Mirins

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso conversou, no dia 13 de julho, com os vereadores mirins do município de Indaial que visitaram a Assembleia Legislativa. Os jovens conheceram o Parlamento e acompanharam os trabalhos da reunião da Comissão de Saúde que foi presidida por Dr. Vicente.

 

Moções

 

O Deputado Dr. Vicente apresentou no dia 13 de julho moções parabenizando os 43 anos de atividades da APAE de Jaraguá do Sul e destacando a migração das atividades da faixa AM, da Rádio Brasil Novo de Jaraguá do Sul (RBN), para FM.

 

SC 110

 

No dia 14 de julho o Deputado Dr. Vicente Caropreso denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa o descaso e abandono da SC 110 no trecho que vai de Jaraguá do Sul à Pomerode, que coloca em perigo iminente as pessoas que trafegam pela rodovia.

 

Laços de amor

 

O Deputado Dr. Vicente participou no dia 15 de julho do Seminário promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes sobre da Campanha Laços de Amor na Assembleia Legislativa. A iniciativa tratou sobre a adoção crianças e jovens acima dos três anos de idade.

 

Homenagem

 

O Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso apresentou no dia 19 de julho uma moção em homenagem aos jovens atletas da equipe masculina de basquete da escola Divina Providência de Jaraguá do Sul, categoria 12 a 14 anos, comandada pelo técnico Manoel Vieira, bem como a toda comunidade escolar, pais e familiares, pela conquista do título estadual.

 

Roteiro

 

Nos dias 19 e 20 de julho o Deputado Dr. Vicente Caropreso cumpriu roteiro no Sul do Estado com o objetivo de divulgar as atividades realizadas na Assembleia Legislativa. Foram realizadas reuniões nos municípios de Imbituba, Lauro Muller, São Ludgero, Praia Grande, Criciúma e Balneário Rincão. Em Criciúma visitou também a APAE do município onde conheceu as instalações e conversou com o corpo técnico da instituição.

 

Jaraguá do Sul

 

No dia 25 de julho o Deputado Dr. Vicente Caropreso participou das atividades em comemoração aos 140 anos de Jaraguá do Sul.

 

Hospitais filantrópicos

 

O Deputado Estadual Dr. Vicente participou, no dia 27 de julho, de uma reunião com Secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing, e o Secretário Adjunto, Murillo Capella, para solicitar urgência no trâmite da Lei que criou o Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos Catarinenses e que foi aprovada na Assembleia Legislativa.

 

Inauguração

 

No dia 29 de julho o Parlamentar participou do ato inaugural da Delegacia de Polícia da Comarca de Guaramirim.

 

 

 

 

 

Junho 2016

 

Prestação de contas

 

No dia primeiro (01) de junho o Parlamentar integrou a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia onde foi apresentada a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2016 da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Colóquio Estadual

 

Na função de Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente o Deputado Dr. Vicente participou, no dia primeiro de junho, do Colóquio Estadual sobre combate à violência e exploração sexual da criança e do adolescente que foi realizado na Assembleia Legislativa.

 

Posse em Massaranduba

 

O Deputado Dr. Vicente prestigiou na noite do dia primeiro de junho a posse da nova diretoria da Associação Empresarial de Massaranduba (ACIAM), liderada pela Senhora Dorcelina Caviquioli.

 

Visita de estudantes

 

No dia dois (02) de junho o Deputado Dr Vicente recebeu a visita no gabinete de alunos da Escola Atayde Machado de Jaraguá do Sul.

 

Planalto Norte

 

Durante o dia três (03) de junho Dr. Vicente realizou roteiro no Planalto Norte. No município de Itaiópolis participou de uma reunião com o prefeito José Heraldo Schritke (Zezinho) onde colheu informações sobre as demandas da Região. Em Mafra Em Mafra o Deputado visitou o Lar Nossa Senhora da Anunciação, entidade que foi homenageada pelo Deputado durante Sessão Solene realizada no mês de maio.

 

Reunião em Joinville

 

Em Joinville, na noite do dia três (03) de junho, o Parlamentar esteve em Joinville prestigiando o encontro regional do PSDB. O evento aconteceu na Sociedade Glória em Joinville e reuniu centenas de lideranças políticas, comunitárias, filiados e simpatizantes dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

 

Inauguração

 

Ainda durante a noite do dia três de (03) de junho O Deputado Dr. Vicente Caropreso prestigiou a inauguração do diretório do PSDB de Araquari.

 

São Bento do Sul

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso participou em São Bento do Sul do encontro Regional do PSDB, que reuniu representantes dos municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Logo após a reunião, o Parlamentar compareceu a inauguração do diretório tucano sãobentense.

 

Jaraguá do Sul

 

Na tarde do dia quatro (04) de junho o Deputado participou do encontro regional do PSDB em Jaraguá do Sul, com palestras para orientar os candidatos tucanos da região para a campanha eleitoral.

 

Solicitações

 

Na noite do dia seis (06) de junho o Deputado Dr. Vicente Caropreso reuniu-se com a Diretora Geral da Unidade Guaramirim do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Sônia Gladis Holler, professores e o representante dos acadêmicos para receber solicitações de melhorias na BR 280, em frente a instituição, que possam destinar segurança aos alunos.

 

Parceria

 

O Deputado Dr. Vicente, Presidente da CPI dos Medicamentos firmou parceria no dia sete (07) de junho com a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e com o Conselho Regional de Medicina (CRM) para apoiar na divulgação e receber  sugestões para os trabalhos da CPI junto a classe médica.

 

CPI dos Medicamentos

 

No dia sete (07) o Deputado Dr. Vicente presidiu a reunião da CPI dos medicamentos onde foi colhido o depoimento do Presidente da Federação dos Condutores de Veículos e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas e Passageiros de Santa Catarina e do Sindicato dos Motoristas de Itajaí e Região, João José de Borba.

 

SCAR

 

O deputado Dr. Vicente foi propositor do Ato Solene, realizado no dia oito (08) pela Assembleia Legislativa, em Jaraguá do Sul que celebrou os 60 anos de atividades da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (SCAR).

 

Litoral

 

No dia nove (09) de junho foi reservado para conversar com lideranças do litoral norte catarinense, em especial São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul.

 

Escola Municipal

 

Na noite do dia nove (09) de junho o Deputado Dr. Vicente Caropreso participou de uma reunião com a Diretora da Escola Municipal Renato Pradi, Ligia Helena Braun e com integrantes da Associação de Pais e Professores (APP).

 

Oncologia

 

O deputado Dr. Vicente participou no dia 10 de junho da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), com integrantes da secretaria de saúde municipal, do hospital São José e da Oncoclínica. Na oportunidade foi apresentado um panorama da difícil situação que a Oncoclínica vem passando para realizar a alimentação quimicamente definida nos pacientes em tratamento de câncer.

 

Depoimentos

 

No dia 14 de junho o Deputado Dr. Vicente presidiu a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos. Na ocasião foram colhidos os depoimentos do Sr. Luiz Antonio Spinosa, responsável pela Vigilância Sanitária de Itajaí e do Sr. Edilaine Pacheco Pasquali, diretor da Vigilância Sanitária de Joinville.

 

Saúde

 

O deputado Dr. Vicente participou no dia 15 de junho da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia onde o Secretário de Saúde prestou esclarecimentos sobre os cortes anunciados na área.

 

Planejamento

 

Na tarde do dia 15 de junho o Parlamentar participou de uma audiência com o Secretário de Planejamento, Cássio Taniguchi. O assunto tratado foi a inclusão de municípios do Planalto Norte no Programa de Desenvolvimento do Governo do Estado.

 

Educação Especial

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso recebeu no Gabinete, no dia 15 de junho, representantes dos Funcionários da Fundação Catarinense de Educação Especial.

 

Visita

 

No dia 16 de junho o Deputado Dr. Vicente Caropreso conheceu as dependências do  Centro de Educação de Jovens e Adultos de Blumenau (CEJA). O objetivo foi verificar a estrutura e as necessidades administrativas para dar o encaminhamento junto à secretaria de Estado da Educação.

 

Encontro partidário

 

Na noite do dia 17 de junho o Deputado Estadual Dr. Vicente participou do encontro do PSDB de Massaranduba.

 

Timbó

 

O deputado Dr. Vicente participou no dia 20 de junho de uma reunião com lideranças, filiados e pré-candidatos a vereador do município de Timbó. Na oportunidade o Parlamentar fez a explanação sobre as atividades desenvolvidas na Assembleia Legislativa.

 

Vice-governador

 

No dia 21 de junho o Parlamentar teve uma audiência com o Vice-governador onde foram tratados assuntos referentes a Saúde em Santa Catarina.

 

Correios

 

Durante a reunião da CPI dos Medicamentos Falsificados, Presidida pelo Deputado Dr. Vicente Caropreso no dia 21 de junho, o principal tema abordado foi a fiscalização dos Correios em relação ao envio de medicamentos.

 

Governador

 

O dia 23 de junho iniciou com um encontro entre os deputados estaduais e o Governador Raimundo Colombo que fez uma apresentação sobre a situação da negociação da dívida de Santa Catarina com a União. Em seguida o Parlamentar teve uma reunião reservada com o Governador onde encaminhou várias solicitações importantes.

 

Orçamento

 

Na tarde do dia 23 de junho o Deputado Dr. Vicente esteve em Joinville para participar da primeira reunião do Orçamento Regionalizado, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2016. No período da noite a reunião do orçamento foi em Jaraguá do Sul.

 

PSDB

 

O Deputado Dr. Vicente participou no dia 25 de junho de seminários promovidos pelo PSDB nas cidades Ituporanga, Taió, Ibirama e Timbó.

 

Feijoada

 

Em Pomerode o Deputado Dr. Vicente prestigiou a feijoada da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz, na Sociedade Caça e Tiro XV de Novembro.

 

AMUNESC

 

O Deputado Dr. Vicente Caropreso participou no dia 27 de junho da reunião, na Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) em Joinville, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

Joinville

 

Na noite do dia 27 de junho o Parlamentar prestigiou a posse da nova diretoria a Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ), que terá na presidência Moacir Thomazi.

 

Curso de Medicina

 

Em reunião com o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) Giuliano Donini e o vice-presidente administrativo, Anselmo Luiz Jorge Ramos, no dia 29 de junho, o Deputado Dr. Vicente Caropreso tratou de importantes temas relacionados a saúde, em especial, a instalação do curso de medicina na cidade.

 

Fórum

 

Na qualidade de Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, o Deputado Dr. Vicente Caropreso participou do primeiro Fórum Municipal do Conselho Tutelar de Jaraguá do Sul.

 

Roteiro

No dia 30 de junho o Deputado Dr. Vicente Caropreso realizou um roteiro pelos municípios de Garuva e Itapoá. O objetivo foi conversar com as lideranças para receber pleitos e conhecer a realidade de cada cidade.

 

São Francisco do Sul

 

No município de São Francisco do Sul, no dia 30 de junho, o Deputado Dr. Vicente Caropreso acompanhou o governador Raimundo Colombo na assinatura da ordem de serviço para as obras de instalação da rede de energia elétrica subterrânea.

Maio 2016

 

 Centro Administrativo

 No dia 02 de maio o Deputado Dr. Vicente participou de uma reunião com o Secretário da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni.

 

 CPI dos Medicamentos

Na tarde do dia três de maio o Deputado presidiu a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos onde foram colhidos os primeiros depoimentos. Prestaram esclarecimentos o Diretor do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), Winston Luiz Zomkowski , e a Diretora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Raquel Ribeiro Bittencourt.

 

 Audiência Pública – Exames de Mamografia

O Deputado Dr. Vicente participou no dia três de maio, na Assembleia Legislativa, da audiência pública que debateu a idade correta e a periodicidade para o início dos exames de mamografia. O evento foi um sucesso com a participação de médicos, pacientes, administradores municipais e representantes da Associação de Combate ao Câncer (AMUCC), Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPOM), Associação Brasileira de Mastologia (SBM) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

IBGE

No dia quatro de maio o Deputado Dr. Vicente recebeu no Gabinete o Superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) onde falou sobre os 80 anos de fundação do Instituto.

 

Homenagem

O Deputado Dr. Vicente homenageou no dia quatro de maio no Plenário da Assembléia Legislativa o Vereador Jens Juergen Mantau pelo trabalho realizado em Blumenau como radialista e agente público.

 

Círculo Ítalo-Brasileiro

O Deputado Dr. Vicente participou no dia cinco de maio de uma reunião no Círculo Ítalo-Brasileiro com o deputado italiano Fábio Porta.

 

Homenagem DC

No dia cinco de maio o Deputado Dr. Vicente participou da Sessão Solene alusiva aos 30 anos de fundação do Jornal Diário Catarinense.

 

 Homenagem OCP

No dia 10 de maio o Parlamentar aprovou uma moção em homenagem aos 97 anos de fundação do Jornal “O Correio do Povo” de Jaraguá do Sul. Na mesma data fez no Plenário um pronunciamento sobre o Jornal que é o mais antigo em circulação em Santa Catarina.

 

Encontro com Presidente do TJSC

O Parlamentar participou no dia 11 de maio de um encontro com o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Desembargador José Antônio Torres Marques. O objetivo foi solicitar apoio através de uma interface do TJSC dentro da CPI dos Medicamentos.

 

Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

No dia 11 de maio O Deputado Dr. Vicente presidiu a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembléia Legislativa. O parlamentar trouxe à tona o problema que está ocorrendo no Sistema Socioeducativo em relação ao desligamento de 120 monitores admitidos em caráter temporário (ACT).

 

ANVISA

O Deputado Dr. Vicente participou, no dia 12 de maio, junto com os membros da CPI dos Medicamentos de um encontro com a Coordenadora em Santa Catarina da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA SC), Vera Dalfovo. O motivo da conversa foi sobre a fiscalização de medicamentos em território catarinense.

 

Recursos para Schroeder

No dia 13 de maio o Parlamentar participou na Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (ADR), da assinatura do convênio com Schroeder no valor de R$ 279,9 mil, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde.

 

Conferência

O Deputado Dr. Vicente prestigiou a 6ª Conferência da Cidade de Jaraguá do Sul. O evento aconteceu no Centro Empresarial no dia 13 de maio e o objetivo foi discutir o planejamento urbano.

 

CPI

A veracidade dos suplementos alimentares e o possível comércio de anabolizantes em academias foram o foco da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos da Assembleia Legislativa que foi presidida no dia 17 de maio pelo Deputado Dr. Vicente.

 

Fórum

No dia 18 de maio o Deputado foi um dos palestrantes do Primeiro Fórum Regional de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual à Criança e ao Adolescente, realizado em Joinville e que reuniu profissionais dos municípios da região norte-nordeste catarinense.

 

Casa da Criança

Na tarde do dia 19 de maio o Deputado Dr. Vicente, durante roteiro em Blumenau, visitou a Casa da Esperança que recebeu reconhecimento da Assembleia Legislativa.

 

Dia da Dança – Blumenau

Ainda em Blumenau, no dia 19 de maio, o Parlamentar participou da comemoração do Dia Municipal da Dança Sênior, na Sociedade Recreativa e Esportiva Serrinha, bairro Vila Itoupava.

 

Câmara de Blumenau

Na câmara Municipal de Blumenau, no dia 19 de maio, o Deputado Dr. Vicente participou da Sessão Ordinária. Na oportunidade ele falou sobre a crise dos hospitais filantrópicos em Santa Catarina e salientei que atendem 70% da rede SUS, com custo 10 vezes menor que o setor público.

 

Penha

Em Balneário Piçarras, no dia 19 de maio, o Deputado prestigiou a confraternização da formatura das agentes comunitárias de saúde. Esta é uma função muito importante, pois fortalece a integração entre os serviços de saúde da Atenção Básica e a comunidade.

 

Penha

Na noite do dia 19 de maio no município de Penha, o deputado esteve no grande encontro do PSDB municipal.

 

FIESC

No dia 20 de maio o Deputado Dr. Vicente participou, na sede da FIESC, da entrega da Comenda do Mérito Industrial. Dentre os agraciados, uma grande empresária jaraguaense, a Sra. Cecilia Menegotti, e o ex-governador Colombo Salles.

 

Encontro

Na noite do dia 20 de maio o Deputado Dr. Vicente promoveu, em Balneário Piçarras, um encontro com os pré-candidatos das cidades de Penha, Balneário Piçarras, Navegantes, Araquari, Luiz Alves e Barra Velha.

 

Canoinhas

Em Canoinhas, no Planalto Norte, Dr. Vicente visitou no dia 21 de maio o Hospital Santa Cruz, para conhecer a estrutura e receber os pleitos da instituição.

 

Pré Candidatos

Na noite do dia 21 de maio o Deputado Dr. Vicente promoveu, em Canoinhas, um encontro com os pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Participaram representantes dos municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Três Barras e Porto União.

 

Luiz Alves

No dia 23 de maio o Parlamentar esteve no Hospital de Luis Alves para entregar a Lei nº 16.704 que concedeu para Associação dos Voluntários de Luis Alves (AVOLA), o título de Utilidade Pública, em nível estadual.

 

Luiz Alves II

Na noite do dia 23 o Deputado participou de importante reunião do PSDB no município de Luis Alves.

 

CPI dos Medicamentos

No dia 24 de maio o Deputado presidiu a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos. Na oportunidade foram colhidos os depoimentos da Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRFSC), Hortência Sallet Tierling, e da Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas de Santa Catarina, Maria do Carmo de Lima Martins.

 

Comitiva da Itália

Na tarde do dia 24 de maio o Deputado Dr. Vicente Caropreso recebeu uma comitiva italiana capitaneada pelo Dr. Oscar De Bona, Presidente da Associazione Bellunesi Nel Mondo. O objetivo do encontro foi traçar parcerias entre Santa Catarina e Itália, estreitando os laços de amizade e aumentado a cooperação tecnológica. O grupo apresentou ao Deputado projetos inovadores, nas áreas de metalmecânica, construção civil, novas formas de energia e obras de defesa civil.

 

Comissão

No dia 25 de maio o Parlamentar participou da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa onde foi analisada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a lei que autorizou o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”.

 

Laços de amor

No Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, o Deputado Dr. Vicente participou na Assembleia Legislativa da assinatura do termo de assinatura do termo de cooperação para dar sequência à campanha “Adoção – Laços de Amor”. O Parlamentar que é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes tem um papel fundamental no projeto.

 

Visita de estudantes

Na tarde do dia 25 de maio o Deputado Dr. Vicente Caropreso recebeu a visita, na Assembleia Legislativa, dos alunos do Colégio Estadual Paulo Bauer de Itajaí. Os Jovens, que cursam o 2º e 3º anos do ensino médio, conversaram com o Parlamentar e tiraram dúvidas sobre política e sobre a atuação do Deputado no Legislativo Estadual.

 

Hospitais filantrópicos

No dia 25 de maio o Deputado Dr. Vicente denunciou no Plenário grave situação enfrentada pelos hospitais filantrópicos de Santa Catarina.

 

Oftalmológico

No dia 31 de maio o Parlamentar defendeu no Plenário da Assembleia Legislativa que a Secretaria de Estado da Saúde apóie projeto desenvolvido pela UFSC na área da oftalmologia. Com um custo irrisório, é possível resolver questões que o Sistema Único de Saúde (SUS) muitas vezes não consegue. O projeto utiliza um caminhão doado pelo Governo Federal com equipamentos oftalmológicos, que atende gratuitamente o público escolar, produzindo, inclusive, óculos.

 

 

 

 

Abril 2016

  

Reunião com Prefeitos

No dia cinco (05) de abril o Deputado Dr. Vicente recebeu no gabinete os prefeitos de Lebon Regis, Penha, Irineópolis, Massaranduba e Corupá para tratar de apoio a esses municípios.

 

Recursos para municípios

 O Deputado Dr. Vicente teve uma audiência no dia seis (06) de abril com o Secretário Executivo de Recursos Desvinculados, Celso Calcanhoto, para tratar de repasse de recursos para inúmeros municípios.

 

Visita à Prefeitura de Piçarras

No dia sete (07) de abril o Deputado Dr. Vicente visitou a Prefeitura de Piçarras onde teve um encontro com lideranças e buscou informações sobre as necessidades do município.

 

Sessão Solene em Jaraguá do Sul

O Deputado Dr. Vicente participou no dia sete (07) de abril da Sessão Solene da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul em comemoração à emancipação política do município. Na ocasião foram restituídos simbolicamente os mandatos do prefeito e vereadores da primeira legislatura, eleitos democraticamente e cassados pelo Estado Novo em novembro de 1937.

 

Visita ao Planalto Norte

Nos dias oito e nove (08 e 09) de abril o Deputado Dr. Vicente realizou um roteiro no Planalto Norte Catarinense onde reuniu-se com prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias e conversaram sobre as necessidades da Região.

 

Fórum Parlamentar

No dia 12 de abril o Parlamentar teve uma audiência com o Secretário da Casa Civil, Nelson Antônio Serpa, sobre repasses para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina.

 

Audiência Pública sobre Segurança

O Parlamentar participou na noite do dia 12 de abril da Audiência Pública que buscou soluções para o problema do crescente número de crimes Região Sul e Leste da Cidade de Florianópolis.

 

Agenda cheia

No dia 13 de abril o Dr. Vicente participou de duas reuniões: uma com a Comissão de Saúde e outra com a Comissão de Proteção Civil. O deputado manteve ainda um encontro com o Secretário de Saúde em exercício, Murilo Capela, sobre o custeio dos hospitais filantrópicos.

 

Audiência Pública sobre o Sistema Socioeducativo Catarinense

O Deputado Dr. Vicente participou no dia 18 de abril de Audiência Pública sobre o Sistema Socioeducativo Catarinense.

 

Sessão Solene – 60 Anos da Grande Loja Maçônica

No dia 19 de abril o Parlamentar participou da Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da Grande Loja Maçônica.

 

CPI dos Medicamentos

No dia 20 de abril o Deputado Dr. Vicente foi eleito Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos. O principal objetivo da CPI é alertar a população e a opinião pública sobre o problema da falsificação de medicamentos.

 

Visita a Pomerode

O parlamentar visitou, no dia 18 de março, o município de Pomerode onde teve um encontro com os vereadores Claus Krahn (PSDB), Amarildo da Silva (PP), a presidente do Diretório do PSDB local Gladys Sievert e lideranças políticas da Região.

 

Reunião da CPI dos Medicamentos

No dia 26 de abril o Parlamentar presidiu a primeira reunião de trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Medicamentos.

 

Visita a municípios do Litoral Norte

No dia 28 de abril o Deputado Dr. Vicente visitou os municípios de Penha e Barra Velha, onde conversou com os prefeitos e colheu informações sobre os anseios da Região.

 

Março  2016

 

Reunião com o Governador Raimundo Colombo

 No dia primeiro de março o Deputado Dr. Vicente participou de uma reunião com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, sobre a dívida do Estado com a União.

 

Brasil / Itália

O deputado Dr. Vicente recebeu, no dia primeiro de março, na Assembléia Legislativa o Adido de Ciências e Tecnologia do Consulado da Itália no Brasil, Roberto Bruno. No encontro ficou evidente o interesse de parcerias entre os dois países nos setores de prevenção de desastres, agricultura e transportes. O intercâmbio também vai alcançar a transmissão e produção de energia elétrica e tecnologia aeroespacial.

 

Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

O Deputado Dr. Vicente participou no dia dois (02) de março da reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CDDCA). No encontro foi discutida a realização de duas audiências públicas. A primeira tratando sobre o extermínio de jovens negros em Santa Catarina, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia; a segunda a respeito do Sistema Socioeducativo do Estado a partir de um encaminhamento do Conselho Estadual da Criança e Adolescente.

 

Dengue

 O parlamentar participou no dia dois (02) da Instalação da Frente Parlamentar de Apoio aos Projetos de Combate à Dengue.

 

Justiça juvenil

No dia três (03) de março o Deputado Dr. Vicente participou, na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina, do Fórum Nacional de Justiça Juvenil.

 

Fórum parlamentar

No dia sete (07) de março o Parlamentar cobrou, durante a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, ações efetivas para a conclusão de obras essenciais do Governo Federal em Santa Catarina e demonstrou descontentamento e repúdio com o descaso com que é tratada a Região do Vale do Itapocu.

 

Defesa Civil

No dia oito (08) de março o Parlamentar participou da reunião da Comissão Parlamentar de Proteção Civil onde cobrou ações efetivas do Governo do Estado em relação à prevenção de cheias.

 

Agenda cheia

No dia nove (09) de março o Dr. Vicente participou de duas reuniões: uma na Comissão de Saúde e outra na Comissão de Prevenção e Combate as Drogas. O Parlamentar recebeu prefeitos e vereadores e também teve um encontro com o Secretário de Estado da Habitação, Assistência Social Trabalho e Renda, Geraldo Altoff.

 

APAE

O Deputado Dr. Vicente participou, no dia dez (10) de março, do Seminário de Saúde e Prevenção de Deficiências das APAEs de Santa Catarina.

 

Turismo

No dia 13 de março foi aprovada em Plenário a Indicação do Deputado Dr. Vicente que visa qualificar os profissionais do turismo de Santa Catarina através de cursos profissionalizantes destinados para administradores municipais e públicos em geral.

 

ACIJS

No dia 16 de março o Deputado Dr. Vicente participou da posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJS).

 

Parceria Itália/SC

O parlamentar recebeu na Assembleia Legislativa, no dia 18 de março, a visita do Deputado Italiano Fábio Porta. A conversa foi pautada nas possibilidades de parceria entre Santa Catarina e Itália. São muitos acordos e tratados bilaterais que precisam ser refeitos e incentivados. Também foi solicitado ao Deputado Porta o apoio para que o Ministério das Relações Exteriores italiano agilize a concessão de cidadania para milhares de ítalo-brasileiros que aguardam há quase 10 anos na fila.

 

Caminhada Síndrome de Down

No dia 19 de março o Deputado Dr. Vicente participou da caminhada para conscientização sobre a Síndrome de Down em Jaraguá do Sul.

 

Visita aos municípios do Alto Vale do Itajaí

No dia 22 de março o parlamentar realizou um roteiro pelos municípios do Alto Vale do Itajaí para colher demandas e anseios da região.

 

Situação financeira dos hospitais

No dia 28 de março, a convite da Associação de Hospitais, Federação dos Hospitais e da Federação das Santas Casas de Santa Catarina o Deputado participou de um café da manhã que teve por pauta a situação financeira dos hospitais de Santa Catarina.

 

Sessão de Homenagem à Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado

Na noite do dia 28 de março Dr. Vicente participou da Sessão Especial em homenagem aos Policiais Civis que atuaram na Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado que combateu a onda de atentados registrados em Santa Catarina.

 

Audiência Pública – Aedes Aegypti

No dia 30 de março o Parlamentar participou Audiência Pública sobre as ações de combate à Dengue, Zika vírus, febre do Chikungunya e síndrome Guillain-Barré. Dr. Vicente foi um dos propositores do encontro.

 

Fevereiro 2016

 

Assembléia

No dia dois de fevereiro o Deputado Dr. Vicente participou na Assembleia Legislativa da leitura da carta do Governador do Estado que marca a abertura do ano legislativo.

 

Médicos

O Deputado Dr. Vicente participou no dia três de fevereiro da reunião do COSEMESC (Conselho das Entidades Médicas de SC) onde foram discutidos assuntos importantes para a categoria e na qualidade do atendimento de saúde para os catarinenses.

 

Joinville

No dia seis de fevereiro o Deputado Dr. Vicente abraçou a luta em prol do programa de residência médica do Hospital Municipal São José de Joinville que estava ameaçado de corte. Foi o primeiro Deputado a se colocar à disposição para que a situação fosse revertida.

 

Italianos

Em Curitiba, no dia 13 de fevereiro, o Deputado Estadual Dr. Vicente participou da reunião dos representantes do Com.it.es, onde foram debatidos assuntos de interesse dos descendentes de italianos no PR e SC. O tema de maior interesse foi a obtenção da cidadania e a emissão de passaporte italiano.

Esporte

O deputado Dr. Vicente participou no dia 14 de fevereiro da inauguração da pista de skate e bike de Corupá. O parlamentar acredita que a pratica de esportes é de fundamental importância para a saúde física e mental.

 

São Francisco do Sul

Na sede das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) o Deputado Dr. Vicente participou, no dia 17 de fevereiro, de uma reunião com o Presidente da Empresa, Cleverson Siewert, para buscar melhorias no sistema de distribuição de energia elétrica na Praia do Ervino em São Francisco do Sul. Participaram do encontro o vereador Clovis Matias, a Secretária de Habitação e Desenvolvimento Social de São Francisco do Sul, Clarice Portella de Lima e a Presidente da Associação de Moradores da Praia do Ervino, Silvia Regina Medeiros.

 

Itapoá

No dia 18 de fevereiro o Deputado Dr. Vicente solicitou a ampliação da estrutura da Justiça no município de Itapoá. A reunião foi com o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o desembargador José Antônio Torres Marques.

 

Saúde

Em Joinville, no dia 18 de fevereiro, o Deputado Dr. Vicente participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde onde deixou clara a posição de contribuir com a permanência da Residência Medica no Hospital São José de Joinville. Da mesma forma, demonstrou a preocupação com o que pode acontecer com o Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina e nos municípios.

 

Roteiro

No dia 19 de fevereiro o Deputado Dr. Vicente iniciou um roteiro de visitas pelo Planalto Norte catarinense. Foram realizados encontros com os prefeitos Zezinho, de Itaiópolis, e Tuca, de Papanduva, que entregaram solicitações dos municípios. Em seguida, o destino do parlamentar foram as cidades de Monte Castelo, Major Vieira e Porto União.

 

Roteiro II

Em continuidade, no Planalto Norte, o Deputado Dr. Vicente esteve no dia 20 de fevereiro no município de Irineópolis onde foi recebido pelo Prefeito Juliano.

 

Hospital

O deputado Dr. Vicente participou no dia 22 de fevereiro, no Hospital São José em Jaraguá do Sul, de uma reunião que tratou sobre a situação da entidade.

 

Imigrantes

Atendendo convite de amigos o Deputado Dr. Vicente participou na noite do dia 23 de fevereiro, em Joinville, do jantar comemorativo ao Dia Nacional do Imigrante Italiano.

 

BR 280

Na Secretaria de Estado da Infraestrutura, no dia 23 de fevereiro, o Deputado Dr. Vicente buscou informações sobre o processo de duplicação do trecho da BR 280 que foi delegado ao Estado de Santa Catarina. A reunião foi com o engenheiro José Abel da Silva e com o Secretário da Infraestrutura João Carlos Ecker.

 

Comissão

No dia 24 de fevereiro o Deputado Dr. Vicente foi reeleito para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CDDCA).

 

Relatório

O deputado Dr. Vicente participou no dia 24 de fevereiro da audiência pública onde foi feita a apresentação do relatório de ações da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Prevenção

No dia 24 de fevereiro o Deputado Dr. Vicente integrou a abertura dos trabalhos da Comissão de Prevenção e Combate as Drogas da Assembléia Legislativa.

 

Gaspar

O deputado Dr. Vicente visitou, no dia 25 de fevereiro, o município de Gaspar no Vale do Itajaí, atendendo ao pedido da comunidade para receber pleitos do município sobre a BR 470.

 

Schroeder

No dia 26 de fevereiro o Deputado Dr. Vicente prestigiou a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Schroeder (ACIAS).

 

Pomerode

O destino do Deputado Dr. Vicente no dia 27 de fevereiro foi o município de Pomerode onde prestigiou a Stammtisch.

Dezembro 2015

 

FIA

No dia dois de dezembro o Deputado Dr. Vicente participou do lançamento da logomarca do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O Parlamentar, que é presidente da Comissão dos Direito das Crianças e Adolescentes, incentivou durante o ano de 2015 as doações para o FIA.

 

Ensino em Tempo Integral

Na Assembléia Legislativa o Deputado Dr. Vicente lançou no dia dois de dezembro a Frente Parlamentar de Defesa do Ensino em Tempo Integral.

 

Comissão de Saúde

No dia três de Dezembro, por sugestão do Deputado Dr. Vicente, a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa recebeu Vicente Donini, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Hospitalar São José (AHSJ) de Jaraguá do Sul. Durante a reunião Donini relatou aos membros da Comissão os resultados alcançados pela instituição, baseados no modelo de gestão comunitária.

 

Genéricos

Discutir sobre a função dos medicamentos genéricos foi o objetivo da Audiência Pública proposta pelo Deputado Dr. Vicente na Assembleia Legislativa (ALESC) no dia três de dezembro. Participaram do evento: representantes de entidades de classe, Secretaria de Estado da Saúde, indústria farmacêutica e do Conselho Regional de Farmácia. Uma das preocupações do Deputado é em relação a grande diferença de preços registrada entre genéricos e remédios similares.

 

Plenário

No dia três de dezembro o Deputado Dr. Vicente alertou, na tribuna, sobre os riscos da Dengue e também a respeito do Zika Vírus que está provocando microcefalia em recém nascidos. O parlamentar chamou a atenção sobre a atual crise.

 

CEPON

No dia oito de dezembro o Deputado Dr. Vicente conheceu o trabalho desenvolvido no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). O local atende cerca de 500 pessoas todos os dias e de acordo com o Dr. Vicente “[…] é uma instituição está no caminho certo, repleta de profissionais que querem fazer a diferença. O CEPON atende pacientes de todo o Estado e apresenta resultados que podem ser comparados aos de países do primeiro mundo”.

 

Encontro das Rosas

O Deputado participou, no dia oito de dezembro, do Encontro das Rosas. O evento é promovido pela Associação Senhora de Lourdes e teve como objetivo promover o debate sobre as práticas interativas, complementares e a espiritualidade através do projeto para abrigar crianças, Amigo Pedrinho.

 

Dengue

No município de São José, no dia oito de dezembro, Dr. Vicente acompanhou a divulgação das ações contra a dengue em Santa Catarina. O mosquito transmissor da doença também é o difusor do Zika Vírus que provoca a microcefalia em crianças. Dr. Vicente foi o primeiro a cobrar ações no combate ao Aedes Aegypti.

 

Reuniões nas Comissões

No dia nove de dezembro o Deputado participou de reuniões nas comissões de Saúde, Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Combate às Drogas.

 

Responsabilidade Social

Na noite do dia nove de dezembro Dr. Vicente participou da Sessão Solene que fez a entrega dos certificados de responsabilidade social na Assembléia Legislativa.

 

Fosfoetanolamina

No dia 10 de dezembro o Deputado Dr. Vicente acompanhou, na Assembléia Legislativa, o Seminário Catarinense Fosfoetanolamina. O evento é uma iniciativa da Comissão de Saúde tem o objetivo de analisar a utilização da substância no combate ao câncer. O uso da droga já gerou muita polêmica e desta forma um amplo debate com a sociedade e pesquisadores é necessário. O Deputado acredita que estudos mais aprofundados devem ser realizados. “Independentemente de posicionamentos temos que pensar nas pessoas que sofrem com a doença”, completou.

 

 

Novembro 2015

 

Doulas 1

No dia três de novembro o deputado Dr. Vicente participou da Reunião da Comissão de Saúde que discutiu a lei, em tramitação na Assembléia, que autoriza presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Doulas são profissionais que dão suporte físico e emocional para as mulheres antes, durante e após o parto.

 

Educação em Tempo Integral

O Deputado Dr. Vicente deu início no dia quatro de novembro, na Assembléia Legislativa, à Frente Parlamentar pela Educação em Tempo Integral. Para Dr. Vicente é uma ferramenta eficiente na proteção social das crianças e adolescentes.

 

Amigos da Criança e do Adolescente

O Deputado Dr. Vicente encaminhou projeto de resolução lido em plenário no dia 5 de novembro para que a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina outorgue Títulos e Certificados de “Empresa Amiga da Criança e do Adolescente” para pessoas jurídicas, e “Pessoa Amiga da Criança e do Adolescente” para pessoas físicas, que contribuírem voluntariamente com o Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, com o propósito de divulgar e estimular a participação de empresas e pessoas físicas neste Fundo tão importante para custear ações de proteção social às nossas crianças e jovens. Empresas agraciadas com o título e o certificado de “Empresa Amiga da Criança e do Adolescente” poderão usá-los como selo em embalagens de produtos e também em sua publicidade comercial, como exemplo de empresa comprometida em ações de responsabilidade social. Em dezembro haverá a cerimônia de oficialização desta resolução da ALESC, com a presença do Governador do Estado.

 

Educação Especial

O modelo de contratação de profissionais para atuação na educação especial em APAES e entidades congêneres de Santa Catarina para o ano letivo de 2016 foi um dos principais temas debatidos na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa no dia cinco de novembro. O Deputado Dr. Vicente, que é um apoiador das APAES de Santa Catarina e defensor dos profissionais que atuam na educação especial, participou da iniciativa e fez questionamentos para a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O Deputado, que atua há mais de 30 anos como médico voluntário da APAE de Jaraguá do Sul, vai continuar colaborando, cobrando e fiscalizando para que a educação especial em Santa Catarina receba toda a atenção que merece.

 

Infraestrutura

No dia seis de novembro o Deputado Dr. Vicente apelou ao Fórum Parlamentar Catarinense, durante uma reunião em Blumenau, o apoio às duplicações das BR-280 e BR-470 e também à ampliação do Aeroporto de Navegantes. O deputado afirma que não vai dar sossego ao Governo Federal na busca do direito dos catarinenses de receberem uma infraestrutura decente e compatível com a arrecadação do Estado.

 

Caixa Econômica

No dia 10 de novembro o Deputado Dr. Vicente recebeu em seu gabinete os representantes de funcionários e pensionistas da Caixa Econômica Federal. O grupo pediu o apoio do Deputado para esclarecer denúncias de irregularidades no FUNCEF, o fundo previdenciário do órgão.

 

Pronunciamento

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Deputado Dr. Vicente falou no dia 11 de novembro sobre os acidentes de trânsito e sobre a 8ª Marcha do Silêncio que tem como objetivo relembrar aqueles que perdemos nas fatalidades do trânsito e também, acima de tudo, apoiar os familiares, amigos e todos aqueles que sofrem com a perda de pessoas queridas.

 

Seminário

O Deputado Dr. Vicente participou, no dia 11 de novembro, da abertura do seminário internacional “Justiça Restaurativa em Debate: Fundamentos e Experiências”. O encontro foi realizado no maciço do Morro da Cruz e foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com o Instituto Padre Vilson Groh.

 

Sessão Solene

O Deputado participou, no dia 11 de novembro, da Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que comemorou os 20 anos de criação da Abrasel/SC. A entidade inovou e impulsionou o setor de bares e restaurantes ao longo de sua história e hoje é referência para outros estados.

 

Schützenfest

O Plenário da Assembléia Legislativa foi tomado, no dia 12 de novembro, pela Schützenfest, a Festa do Tiro. O Deputado Dr. Vicente, acompanhado pela Rainha e pelas Princesas, fez a divulgação convidando todos para a 27ª edição da Festa que é realizada em Jaraguá do Sul.

 

Doulas 2

Na reunião da Comissão de Saúde, realizada no dia 12 de novembro, o Deputado votou a favor do projeto que regulamenta a atuação das doulas em Santa Catarina. Uma conquista para a sociedade e para as mulheres catarinenses.

 

Visita

No dia 12 de novembro o Deputado Dr. Vicente recebeu a visita na Assembleia Legislativa dos alunos e professores da Escola Municipal Maria Nilsa Salai de Jaraguá do Sul.

 

Penha e Piçarras

No dia 12 de novembro o Deputado Dr. Vicente cumpriu agenda nos municípios de Penha e Piçarras com o objetivo de colher demandas dos municípios.

 

Festa do Tiro

Na noite do dia 12 de novembro Dr. Vicente prestigiou a abertura da abertura da Schützenfest em Jaraguá do Sul, a maior festa de atiradores do Brasil que resgata a cultura germânica.

 

Bombeiro Voluntário

No dia 13 de novembro o Deputado teve uma reunião com o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. Na conversa o Parlamentar recebeu informações sobre as necessidades da entidade. Dr. Vicente através de uma emenda parlamentar vai realizar o repasse de recursos para a entidade.

 

Novembro azul

O Deputado Dr. Vicente promoveu, no dia 16 de novembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina uma ação para apoiar o “Novembro Azul” e conscientizar a população sobre o câncer de próstata.

 

Morro da Penitenciária

Na manhã do dia 17 de novembro o Deputado Dr. Vicente visitou a Casa da Criança do Morra da Penitenciária em Florianópolis. O Parlamentar conheceu percorreu as instalações e conversou com funcionários e alunos. A entidade atende 110 educandos, com idades entre seis a 12 anos, da comunidade oferecendo educação de contra turno ao ensino regular. Na oportunidade Dr. Vicente entregou o certificado para a Casa da Criança pela participação no Seminário de Boas Práticas promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes que é presidida pelo Deputado.

 

AEBAS

O Deputado Dr. Vicente esteve, no dia 18 de novembro, na Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social, no bairro Brejarú, em Palhoça. A entidade atende crianças da comunidade no contra turno escolar fornecendo inúmeros serviços. Dr. Vicente entregou o certificado para a entidade pela participação no Seminário de Boas Práticas promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes.

 

Sessão Solene

“Schroeder, um símbolo de cidade eficiente!” foi assim que o Deputado Dr. Vicente definiu o Município durante as comemorações dos 50 anos da Câmara de Vereadores da cidade no dia 19 de novembro.

 

Morro dos Cavalos

No dia 23 de novembro Dr. Vicente participou de uma reunião, junto com representantes da sociedade organizada, sobre a situação indígena no Morro dos Cavalos. O caso está impedindo o desenvolvimento do Estado e atrapalhando projetos como o término da duplicação da BR-101 e a Ferrovia Litorânea Sul.

 

Comenda do Legislativo

A honraria é concedida anualmente para reconhecer os destaques catarinenses na área social e empreendedorismo. Neste ano o Deputado Dr. Vicente homenageou o Senhor Vicente Donini de Jaraguá do Sul. “Um homem que se superou na arte da filantropia”, comentou o Parlamentar ao falar sobre o homenageado. Segundo ele, um empresário criativo, ousado e socialmente responsável.

 

Encontro com o Governador

O Deputado Dr. Vicente foi recebido pelo Governador do Estado Raimundo Colombo na residência oficial, no dia 24 de novembro. No encontro apresentou inúmeras solicitações ao Chefe do Executivo. Dentre elas, a aceleração nas obras de duplicação do trecho urbano da BR-280 que foi estadualizado, o repasse de R$ 650 mil Reais para o custeio dos Hospitais de Jaraguá do Sul, o empenho para a realização da obra da Rua Rio de Janeiro que liga Schroeder à Guaramirim e a construção do Ginásio de Esportes na Escola Estadual Alvino Tribess.

 

Relatório

No dia 24 de Novembro Dr. Vicente acompanhou a apresentação do relatório quadrimestral da Secretaria de Estado da Saúde durante a reunião da Comissão de Saúde da ALESC.

 

CEDEP

No dia 25 de novembro o Deputado conheceu o trabalho desenvolvido pelo “CEDEP Oficinas do Saber”, localizado no bairro Monte Cristo em Florianópolis. O local atende diariamente cerca de 300 crianças e adolescentes no sistema de contra turno escolar.
Na ocasião fez a entrega do certificado pela participação do Primeiro Seminário Estadual de Boas Práticas. O evento foi promovido pela Comissão dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

 

Conferência

O Deputado Dr. Vicente, que é o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, participou da cerimônia de abertura da 10ª Conferência Estadual da Criança e do Adolescente no dia 26 de novembro. O Parlamentar destacou a importância das políticas públicas e também a necessidade da efetivação do Ensino em Tempo Integral em Santa Catarina. “Essa é uma ferramenta  de proteção social de nossos jovens”, afirmou Dr. Vicente.

 

Parlamento Jovem

O Deputado Dr. Vicente acompanhou, no dia 26 de novembro, a atividade dos jovens do Parlamento Jovem no Plenário. Em seguida recebeu no Gabinete os estudantes da Escola Colégio Estadual Alvino Tribess de Jaraguá do Sul. O parlamentar falou sobre o trabalho realizado e recebeu o projeto desenvolvido pelos estudantes.

 

 

 

Outubro 2015

 

Cpesc Saúde

 O deputado Dr. Vicente participou no dia seis de outubro do lançamento do Cpesc Saúde, cartão de pagamento do Governo do Estado de SC que tem o objetivo de dar autonomia financeira aos hospitais do Estado. Para o Deputado a iniciativa vai trazer benefícios e agilidade na solução de problemas nos hospitais estaduais, mas ressalta que o Governo não pode esquecer os hospitais filantrópicos que atendem a maioria dos catarinenses e que tem um custo infinitamente menor.

 

Entrega do relatório

Na manhã do dia sete de outubro o Deputado Dr. Vicente realizou a entrega, para a Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa, do relatório da Audiência Pública que tratou sobre a Ferrovia Litorânea. Na reunião o Deputado ressaltou que devido o desgaste provocado pela FUNAI, em função da área indígena do Morro dos Cavalos, a sociedade está amargando prejuízos. “A posição da FUNAI é antirrepublicana e contra Santa Catarina”, declarou o parlamentar explicando que o projeto está parado devido àquela Instituição.
Oktoberfest

Na noite do dia sete de outubro Dr. Vicente participou da cerimônia de abertura da Oktoberfest em Blumenau junto com o Governador do Estado, Raimundo Colombo, o Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, e o Presidente da Embratur, Vinícius Lumertz.

 

Seminário de Boas Práticas

Considerado um sucesso, o Primeiro Seminário Catarinense de Boas Práticas na Área das Crianças e Adolescentes teve foi presidido pelo Deputado Estadual Dr. Vicente no dia de oito de outubro. “Divulgar estes trabalhos é de extrema importância para que as experiências possam ser multiplicadas e os profissionais valorizados”, destacou Dr. Vicente no discurso de Abertura. O Seminário foi um palco de diálogo e troca de experiências e foi aprovado por todos os participantes.

 

Sessão Solene

No dia nove de outubro o Deputado Dr. Vicente presidiu a Sessão Solene da Assembléia Legislativa, realizada em Jaraguá do Sul, em homenagem aos Círculos Italianos e aos 140 anos da Imigração Italiana no Brasil. O evento foi um sucesso e conseguiu demonstrar a importância da imigração italiana em Santa Catarina.

 

Encontro de Prefeitos

O Deputado Dr. Vicente participou no dia 13 de outubro do encontro de prefeitos, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios em Florianópolis, para discutir a grave crise econômica que provocou a queda drástica na arrecadação dos municípios, o que exigiria mudanças no pacto federativo.

 

Luta pela BR 280

No dia 13 de outubro o Deputado Dr. Vicente esteve na sede do DNIT, em Florianópolis, junto com o Prefeito Dieter Janssen para cobrar a conclusão do viaduto da entrada de Schroeder na BR 280. O Superintendente do órgão, Vissilar Pretto, garantiu que o prazo final para a conclusão dos trabalhos é o mês de dezembro.

 

Homenagem na ALESC

O Deputado Dr. Vicente foi um dos proponentes da Sessão Solene, realizada no dia 13 de outubro, que homenageou o médico Dr. Ernesto Francisco Damerau. O evento contou com a presença da viúva Sra. Regina Campos Damerau, das filhas e netos do homenageado. Durante o pronunciamento Dr. Vicente destacou os valores humanistas e profissionais deste cidadão que após 58 anos no exercício da medicina deixou saudades em amigos, companheiros de profissão e pacientes. Para o Deputado uma perda irreparável.

 

 Reunião com o Governo

 Na tarde do dia 14 de outubro o Deputado Dr. Vicente participou de uma importante reunião, junto com deputados da bancada Social Progressista e DEM, com o Secretário da Casa Civil Nelson Serpa. O objetivo foi solicitar mais recursos para os municípios catarinenses.

 

 Convenção Contábil

O deputado Dr. Vicente prestigiou no dia 15 de outubro a abertura da XXIX CONTESC (Convenção de Contabilidade de Santa Catarina). “Controle e coerência são as palavras de ordem para o Brasil”, comentou o Parlamentar durante o evento ao ressaltar a importância da categoria.

 

Dia dos Professores

O deputado Dr. Vicente homenageou, durante pronunciamento no plenário no dia 15 de outubro, os professores pela passagem da data que homenageia os profissionais. “São os professores que nos ensinam e de quem guardamos tantas lembranças. Ainda recordo de meus primeiros mestres, os que me ensinaram as letras e os números. E também aqueles que me ensinaram a profissão que escolhi para minha vida”, comentou.

 

Lançamento na ALESC

O deputado Dr. Vicente prestigiou no dia 20 de outubro o lançamento do livro “Jorge Lacerda, uma luminosa mensagem de cultura”, escrito por Paulo Sertek. A obra conta um pouco mais sobre este que foi uma das mais importantes personalidades catarinenses.

 

 Visita de Estudantes

O Deputado Dr. Vicente recebeu na Assembleia Legislativa, no dia 21 de outubro, os alunos e professores da Escola Estadual Abdon Batista de Jaraguá do Sul. Na conversa que teve com os jovens, que cursam o terceiro ano do ensino médio, falou sobre o trabalho desenvolvido na Assembleia e a importância de se preparar para o Futuro. Os estudantes também visitaram seu gabinete onde tiveram contato com os profissionais que fazem sua assessoria.

 

Audiência Pública da Saúde

A prestação de contas da Secretária de Estado da Saúde foi o tema central da Audiência Pública realizada na no dia 21 de outubro na Assembléia Legislativa. No evento, promovido pela Comissão de Saúde, o Deputado Dr. Vicente destacou que uma atenção especial deve ser dada ao combate a proliferação da dengue que pode se agravar com as fortes chuvas e a chegada do verão. Da mesma forma se mostrou preocupado com o aumento alarmante de pessoas infectadas com o vírus da AIDS em Santa Catarina.

 

Socioeducativo

O Deputado Dr. Vicente presidiu, no dia 27 de outubro, reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que discutiu a capacidade de atendimento nas unidades que recebem menores em conflito com a lei no Estado. Segundo dados revelados por Roberto Lajus, diretor do Departamento de Administração Socioeducativo (Dease), existe uma demanda reprimida de 353 vagas no sistema.

 

Outubro Rosa

No dia 27 de outubro o Deputado Dr. Vicente acompanhou a apresentação das ações realizadas em Santa Catarina em comemoração ao Outubro Rosa no plenário da Assembléia Legislativa. Durante a fala Dr. Vicente destacou a importância do voluntariado e da prevenção do câncer de mama.

 

Hospital São José

O Deputado Dr. Vicente, acompanhado do empresário Vicente Donini, foi recebido em audiência pelo Secretário de Saúde João Paulo Kleinunbig no dia 29 de outubro. O objetivo foi solicitar recursos para o término das obras de ampliação que estão sendo realizadas no Hospital e Maternidade São José de Jaraguá do Sul. Atualmente 78% dos pacientes atendidos pela entidade são provenientes do Sistema Único de Saúde. O Hospital vem apresentando expressivos resultados operacionais graças ao modelo de gestão e a parceria com a comunidade.

 

Reunião no Deinfra

Solicitar a construção de três contornos viários em Jaraguá do Sul foi o motivo da reunião que o Deputado Dr. Vicente participou, no dia 29 de outubro, com o Prefeito Dieter Jansen e o Presidente do Deinfra, Wanderlei Agostini. Os projetos preveem obras no trecho urbano da BR 280, Nereu Ramos/Rio Cerro e Rodovia do Arroz /Massaranduba. Para o Deputado essas obras vão melhorar a qualidade da mobilidade urbana de toda a região.

 

Visita na ALESC

No dia 30 de outubro o Deputado Dr. Vicente recebeu na Assembleia Legislativa a visita de alunos e professores da Escola Municipal Machado de Assis de Jaraguá do Sul. O parlamentar conversou com os visitantes e mostrou o Plenário da “Casa do Povo”.

SETEMBRO 2015

 

Remédio em Casa

O Deputado Dr. Vicente participou, no dia três de setembro, em Blumenau, do lançamento do programa “Remédio em Casa”. A iniciativa vai promover a entrega domiciliar para pacientes incapacitados de medicamentos resultando em tratamentos mais eficientes e melhor controle clínico. No evento Dr. Vicente parabenizou pela iniciativa que vai cumprir uma função social e de Saúde. Já o Prefeito Napoleão Bernardes destacou a ligação que Dr. Vicente com Blumenau, sendo os pais fundadores da APAE do Município.

 

Casa Civil

Na manhã do dia 9 de setembro o Deputado Dr. Vicente teve uma audiência com o Secretário da Casa Civil Nelson Antônio Serpa. O Parlamentar solicitou que o Governo do Estado dê continuidade ao convênio para a pavimentação da Rua Rio de Janeiro que liga Schroeder à Guaramirim. A obra é de extrema importância para a mobilidade já que cria um novo acesso ao Município. Na reunião também foi feita o pedido para que o Governo cumpra os cronogramas de repasses para os hospitais de Jaraguá do Sul.

 

Comissão de Saúde

O Deputado Dr. Vicente presidiu, no dia nove de setembro, a reunião da Comissão de Saúde, onde representantes da Associação Catarinense de Psiquiatria divulgaram a campanha Setembro Amarelo. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria e tem o objetivo de prevenir o suicídio

 

Porto Belo

No dia nove de Setembro o Deputado Estadual Dr. Vicente esteve no Município de Porto Belo onde visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O Parlamentar foi recebido pelo Presidente da APAE, José de Oliveira, e percorreu a unidade para conhecer a estrutura e as necessidades da instituição. O Deputado ficou impressionado pelo trabalho realizado em Porto Belo e se colocou a disposição da APAE.

 

ACM

O Deputado recebeu no dia 10 de setembro no gabinete o Presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Dr. Raphael Vasconcelos, para uma reunião com o objetivo de falar sobre projetos em andamento na Assembléia Legislativa.

 

Visita da Delegação de Trento

O Deputado Dr. Vicente recebeu na tarde do dia dez de setembro a visita de uma delegação da Província de Trento, na Itália. A comitiva, liderada pelo presidente da província italiana, Ugo Rossi, veio à Santa Catarina em razão das comemorações dos 140 anos de emigração trentina no Brasil e também para estabelecer parcerias comerciais com o estado. Dr. Vicente, que é membro eleito do Com.It.Es órgão que representa os cidadãos italianos no exterior.

 

Ferrovia Litorânea Sul – Audiência Pública

No dia 17 de setembro o Deputado Dr. Vicente promoveu na Assembléia Legislativa a audiência pública para tratar da situação do Projeto da Ferrovia Litorânea. O parlamentar destacou a preocupação em relação aos milhões de reais já investidos e teme que esse valor seja perdido, tanto pela demora na conclusão quanto pelo empecilho causado pela FUNAI em relação à transposição da área do Morro dos Cavalos.

 

Itaiópolis

O Deputado Dr. Vicente realizou no dia 21 de setembro uma visita ao município de Itaiópolis. O objetivo do Parlamentar foi colher informações em relação às necessidades da região.

 

Comissão de Proteção Civil – Bombeiros Voluntários

No dia 22 de setembro Dr. Vicente integrou a reunião da Comissão de Proteção Civil da Assembléia Legislativa. No encontro o Deputado relatou o voto favorável à emenda da Constituição de Santa Catarina que permite que os Bombeiros Voluntários possam fazer vistorias de prevenção de incêndio.

 

Comissões

O Deputado Dr. Vicente participou das reuniões das Comissões de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e de Combate as Drogas. Em ambos os encontros foram analisados projetos em tramitação na Assembléia Legislativa.

 

Presidente do Supremo

No dia 24 de setembro, durante uma homenagem na Assembléia Legislativa, Dr. Vicente entregou para o Ministro Ricardo Lewandowski, Presidente do STF, um ofício solicitando uma análise isenta do processo que coloca em risco a autonomia dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina.

 

BADESC

No Dia 29 de setembro o Deputado Dr. Vicente acompanhou os administradores do Hospital e Maternidade Jaraguá em uma reunião com o Presidente do BADESC. O objetivo foi ver a situação do convênio, em parceria com o Ministério da Saúde, que visa sanar a saúde financeira da instituição.

 

FUNDAM

No dia 30 de setembro o Deputado Dr. Vicente participou junto com o Governador do Estado Raimundo Colombo, da assinatura dos convênios do Fundo de Apoio aos Municípios.

 

AGOSTO 2015

 

Em Brasília

 

No dia 4 de agosto o Deputado Dr. Vicente cumpriu uma agenda intensa de compromissos na Capital Federal.  A primeira atividade do parlamentar foi um encontro com o Senador Dalírio Beber. O principal assunto colocado em pauta foi a situação calamitosa que enfrentam os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. Dr.

Em defesa dos hospitais filantrópicos e privados participou do Ato Público na Esplanada dos Ministérios.  Em seguida a audiência foi no Ministério das Cidades onde solicitou recursos para a pavimentação de ruas em Schroeder e Jaraguá do Sul.

O Deputado também foi convidado a participar de uma reunião com o Vice Presidente da República Michel Temer cuja pauta foi a situação calamitosa das rodovias federais do Oeste De Santa Catarina. No Ministério da Saúde, Dr. Vicente acompanhou uma comitiva de Jaraguá do Sul em busca de melhorias no Setor do Município.

Marinha

No dia 6 de Agosto o Deputado recebeu no Gabinete o assessor para assuntos institucionais da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Mário Luíz Honorato. O objetivo do encontro, solicitado pelo Comandante foi estreitar relações com o Deputado.

Hospitais

Discutir a organização dos hospitais da Região Nordeste foi o objetivo da Audiência Pública presidida pelo Deputado Dr. Vicente no dia 7 de agosto. O encontro realizado na Associação Comercial e Industrial de Joinville reuniu autoridades, líderes comunitários e profissionais da área de Saúde.

Visita na ALESC

Na tarde do dia 10 de agosto o Deputado Dr. Vicente recebeu na Assembléia Legislativa, junto com a bancada e a executiva estadual do PSDB, os senadores Dalírio Beber, Paulo Bauer e José Serra. O principal assunto do encontro foi a situação de crise política e econômica nacional e o posicionamento do Partido.

Turismo

Para divulgar o projeto que regulamenta o turismo religioso, que está tramitando na ALESC, Dr. Vicente participou de uma reunião na tarde do dia 11 de agosto na Secretaria de Estado de Turismo. O Secretário Felipe Mello se mostrou parceiro e favorável à iniciativa.

Educação

Durante audiência com o Secretário de Educação, Eduardo Dechamps, realizada no dia 13 de agosto, o Deputado Estadual Dr. Vicente falou sobre a luta que está travando em busca da educação em tempo integral no Estado. Para o Deputado é um excelente mecanismo de proteção social onde nossas crianças e jovens deixam de ficar expostos a ação de traficantes, criminosos e onde podem se preparar de uma melhor forma para o futuro.

Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

No dia 13 de agosto o Deputado Dr. Vicente realizou, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, uma explanação do trabalho realizado durante os seis primeiros meses de mandato na Assembléia Legislativa. O parlamentar destacou as ações realizadas em prol do município a exemplo das ações na área de saúde, infraestrutura, educação e segurança.

Bombeiros Voluntários

O Deputado Estadual Dr. Vicente participou no dia 14 de agosto de uma reunião no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville para fortalecer o apoio para que os Bombeiros Voluntários possam continuar a fazer as vistorias de prevenção de incêndio

Bolshoi

O Deputado Dr. Vicente, no dia 14 de agosto, fez uma visita à Escola do Balé Bolshoi em Joinville,onde percorreu, junto com o Senador Paulo Bauer, as instalações da Escola e conheceu o trabalho realizado. Hoje, esta é a única escola do Bolshoi fora da Rússia e atende 220 alunos.

PSDB

Nos dias 15 e 16 de agosto o Deputado Dr. Vicente participou de encontros regionais do PSDB nas cidades de Mafra, Joinville e Jaraguá do Sul.

 

 

Julho 2015

 

Café com o Governador

 

No dia primeiro de julho O Deputado Dr. Vicente participou do café da manhã que reuniu o Governador Raimundo Colombo e os deputados aliados. No encontro foi apresentado o projeto para a redução de mais de 200 cargos comissionados disponíveis nas SDRs. A iniciativa também dará mais autonomia para que as secretarias realizem procedimentos, a exemplo de reformas de escolas e rodovias. A mudança vai contribuir para agilizar a solução de situações diárias sem esperar por determinações centrais.

 

Viagem à Lages

 

A Serra Catarinense foi o destino do Deputado Dr. Vicente nos dias 01 e 02 de julho para a divulgação do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Em Lages foram realizadas reuniões com o vice presidente regional da FIESC, Israel José Marcon, e o presidente da Associação Médica de Lages, Dr. Charles Pinto.
Na manhã desta quinta feira o Parlamentar coordenou o Seminário Regionalizado sobre a Gestão do FIA. O evento mais uma vez foi um sucesso proporcionando um debate de alto nível entre profissionais qualificados da assistência social.

 

Blumenau

 

Analisar as prioridades de investimento para a região de cobertura da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau foi o objetivo da Audiência Pública que o Deputado Dr. Vicente acompanhou na noite do dia seis de julho. No evento, realizado na Câmara Municipal de Blumenau, participaram autoridades e lideranças comunitárias. Foram apontados anseios na área de segurança pública, infra estrutura e também a construção de um novo Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (CASEP).

 

Timbó

 

O auditório da UNIASSELVI foi o palco da Audiência Pública Regionalizada em Timbó no dia sete de julho. O Dep. Dr. Vicente ressaltou a importância do evento e da seleção dos projetos que foram colocados no Plano Plurianual.

 

Nova Vara em Jaraguá do Sul

 

O Dep. Dr. Vicente participou, no dia oito de julho, da instalação da Segunda Vara Criminal e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (SEJUSC) de Jaraguá do Sul. O evento contou com a participação do Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Nelson Schaefer Martins, que destacou a importância da intervenção de Dr. Vicente para que a ação fosse realizada.

 

Seminário em Florianópolis

O ciclo de palestras sobre o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) encerrou com chave de ouro no dia oito de julho na Assembléia Legislativa. O deputado Dr. Vicente, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, destacou a importância da destinação de parte do imposto de renda devido para o Fundo.

Bombeiros Voluntários

O Deputado Dr. Vicente defendeu no dia 8 de julho a atuação dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul (BVJS) nas ações de prevenção a incêndios e fiscalização em uma reunião realizada na Secretaria de Estado de Segurança pública e Defesa do Cidadão. Segundo Dr. Vicente, a entidade presta um excelente trabalho há décadas para a comunidade de Jaraguá do Sul. Da mesma forma destacou que empresários não podem ser mais onerados pelas taxas cobradas pela fiscalização dos Bombeiros Militares.

APAE de Guaramirim

Com alegria o Deputado Dr. Vicente participou, no dia oito de julho, da comemoração dos 30 anos da APAE de Guramirim. O evento contou com a presença do Prefeito do Município, Lauro Frohlich, do Presidente da APAE, Ten. Cel. Rogério Vonk, lideranças, pais e alunos.
Melhor idade

Na manhã do dia nove de julho o Deputado Dr. Vicente prestigiou a Segunda Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaraguá do Sul. O parlamentar foi recebido com muito carinho pelos participantes e demonstrou a preocupação com as pessoas da “melhor idade”.

Viagem à Mafra

O destino do Deputado Dr. Vicente no dia nove de julho foi o Município de Mafra onde realizou uma visita a Universidade do Contestado (UNC). O parlamentar percorreu o Campus e tomou conhecimento da estrutura da UNC.

Audiência Pública

O Deputado Dr. Vicente participou, no dia nove de julho, da Audiência Pública do Orçamento Regionalizado realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Mafra. O Deputado falou sobre a crise que o País enfrenta e destacou a necessidade de boas escolhas em relação as demandas apresentadas no encontro.

Em Jaraguá do Sul

Na noite do dia nove de julho o Deputado Dr. Vicente escolheu junto com as comunidades de Jaraguá do Sul e dos municípios do entorno as prioridades para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. A Audiência Pública do Orçamento Participativo ocorreu no auditório do IFSC em Jaraguá do Sul.

Joinville

Na manhã do dia 10 de julho o Dep. Dr. Vicente acompanhou a Audiência Pública do Orçamento Regionalizado na Cidade de Joinville. O Parlamentar destacou para os participantes a importância do evento e das escolhas que foram tomadas na reunião.

Integração

Neste sábado, 11 de julho, o Deputado Dr. Vicente prestigiou o Dia de Integração e Cultura na Praça Angelo Piazer, em Jaraguá do Sul, com os alunos da APAE. O Deputado tem uma forte ligação com as APAEs do estado, tanto pelo trabalho realizado na Associação de Jaraguá do Sul, quanto pela entidade de Blumenau que foi fundada pelos pais do parlamentar, o engenheiro João Caropreso e sua esposa Estella Maria Caropreso.

Planalto Norte

No dia 13 de julho o Parlamentar visitou os municípios de Rio Negrinho e Campo Alegre onde conversou com lideranças e coletou demandas da região.

Comissão de Saúde

Na manhã do dia 14 de junho o Deputado participou da reunião da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa. No encontro foi analisado o projeto que cria o “Investsaúde” que busca promover maior investimento no setor. No encontro também foi aprovada a manutenção do título de Utilidade Pública da Fundação Hospitalar de Rio Negrinho.

Visita Especial

No dia 14 de julho o Deputado recebeu, na Assembléia Legislativa, a visita de alunos da Escola Municipal Atayde Machado de Jaraguá do Sul.

Comissão

No dia 15 de julho o Deputado participou da reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Em seguida recebeu no gabinete adolescentes de inúmeros municípios que fazem parte do Parlamento Jovem.

Apoio de Vereadores

No dia 15 de julho o Parlamentar esteve em reunião com o Presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), Valnir Camilo Scharnoski, onde foram entregues as adesões de várias câmaras de Vereadores ao Projeto de Mudança da Constituição de Santa Catarina. O objetivo é modificar o repasse de 12% para 15% do orçamento do Estado para a Saúde. Este esforço pretende alcançar mais de 50% das Câmaras de Vereadores.

Banco de Sangue

Na Sede do HEMOSC, no dia 15 de julho, o Deputado teve uma reunião com Diretora, Dra. Denise Linhares Gerent, para conhecer a estrutura do Estado e também para ouvir da Direção a possibilidade de auxílio ao Posto de Coleta de Sangue de Jaraguá do Sul. Ficou esclarecido que a verdadeira necessidade é a ampliação da estrutura física e de pessoal, com a contratação de médicos que serão treinados pelo HEMOSC, para poder expandir o horário de atendimento.

Mac Dia Feliz

No dia 16 de julho o Deputado recebeu no Gabinete o Diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Dr. Carlos Schoeller, a representando da AVOS (Associação de Voluntário de Saúde do Hospital Infantil), Bernadete Hoffmann, e a Dra. Ana Camila Flores. A reunião teve o objetivo de expor a situações e as necessidades do HIJG e solicitar apoio ao Mac Dia Feliz, que será realizado no dia 29 de agosto. No evento a renda da venda do lanche Big Mac, da rede Mac Donald´s, será doada para a AVOS para investimentos de ampliação e manutenção do Hospital Infantil.

APAE Blumenau

No dia 16 de Julho o Deputado Dr. Vicente participou da sessão solene em comemoração dos 50 anos da APAE de Blumenau.

PSDB

No dia 21 de julho Dr. Vicente participou da reunião da Executiva do Diretório Estadual do PSDB. No encontro ficou clara a posição da Sigla que está firme para construir o Partido segundo as orientações do Diretório Nacional. “As lideranças eleitas e as escolhidas pelo Diretório irão trabalhar firme para que as metas sejam alcançadas”, comentou o Parlamentar.

DEINFRA

Buscar melhorias nas rodovias foi o objetivo do Deputado Dr. Vicente que se reuniu no dia 21 de julho com o Presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA) Wanderley Teodoro Agostini. Dr. Vicente entregou uma série de ofícios apontando as necessidades dos Municípios do Vale do Itapocu e Região.

Dentre os assuntos apresentados está a obra da SC 110 que liga Jaraguá do Sul e Pomerode. “Esta Rodovia está em péssimas condições e são necessárias obras de conservação e revitalização”, destacou o Deputado. O Parlamentar também cobrou agilidade nos trabalhos de duplicação do trecho estadualizado da BR 280.

Luiz Alves

No dia 21 de julho Dr. Vicente O Deputado Dr. Vicente participou de uma grande reunião com lideranças do PSDB de Luiz Alves. O evento mostrou a Força do Partido e dos tucanos.

Sessão Solene

No dia 24 de julho O deputado Dr. Vicente participou da Sessão Solene na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul que homenageou instituições filantrópicas que fazem a diferença. O Deputado fez a entrega de uma comenda ao Corpo de Bombeiros Voluntários, orgulho da Cidade que completa 139 anos de fundação.

 

 

 

Junho 2015

 

 

Assistência Social

 

No dia dois de junho Dr. Vicente, que é o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, participou da abertura do Seminário Catarinense de Assistência Social. O evento foi realizado no Auditório Antonieta de Barros na Assembléia Legislativa.

 

Agenda intensa

 

No dia três de junho o parlamentar recebeu no Gabinete o jornalista Prisco Paraíso para falar sobre a atuação na ALESC e em seguida participou de  uma reunião com técnicos da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A Comissão de Saúde se reuniu no dia três de junho e o Deputado Dr. Vicente acompanhou a apresentação da análise do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina.

 

Irineópolis

 

O Município de Irineópolis recebeu o Deputado no dia seis de junho para a inauguração do novo britador, em seguida ocorreram reuniões com lideranças locais para colher demandas.

 

Saúde de Jaraguá

 

No dia oito foi realizada uma reunião como Prefeito de Jaraguá do Sul e com o Secretário de Saúde João Paulo Kleinubing. Em seguida ocorreram visitas aos hospitais Jaraguá e São José, em Jaraguá do Sul, com Secretário de Saúde.

 

A Agenda do dia oito de Junho encerrou com a palestra do Secretário de Saúde na Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJS).

 

No Plenário

 

No dia nove de junho o Deputado Dr. Vicente participou da sessão plenária onde ocorreu a votação de vetos do Governo e encaminhamento de deputados.

 

O dia encerrou com o Jantar Della Repubblica Italiana realizado em Curitiba, Paraná.

 

Viagem à Chapecó

 

No dia dez de junho Dr. Vicente viajou à Chapecó, no Oeste do Estado, onde cumpriu agenda de reuniões com lideranças e empresários para divulgar e incentivar doações para o Fundo Da Infância e Adolescência (FIA).

 

Seminário FIA

 

No dia 11 de Junho o Deputado Comandou o Seminário sobre o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O evento teve a participação demais de 100 representantes dos municípios do Oeste do Estado.

 

EXPO Jaraguá

 

Dr. Vicente prestigiou a EXPO Jaraguá no dia 12 de junho onde teve a oportunidade de conversar com micro e pequenos empresários.

 

Convenção PSDB

 

No Sábado, 13 de junho, O deputado participou da Convenção Estadual do PSDB onde foi realizada a eleição no novo Presidente do Partido.

 

Assistência Social

 

Dr. Vicente fez parte do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Assistência Social no dia 16 de junho.

 

Atenção Integral

 

No dia 17 de junho o Parlamentar participou do Seminário da Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei no Ministério Público Estadual.

 

Comissão de Saúde

 

O Deputado participou na manhã do dia 17 de junho da reunião da Comissão de Saúde que teve como tema central a Dengue em Santa Catarina. O assunto foi colocado em pauta pelo Deputado Dr. Vicente que solicitou a presença de representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) para prestar esclarecimentos sobre as ações do Governo do Estado para combater o mosquito Aedes aegypti.

 

Projeto Aprovado

 

Na Sessão do dia 17 de Junho foi aprovado, em primeiro turno, o Projeto de Lei de autoria do Deputado Dr. Vicente que Institui o Dia de Conscientização sobre a Epilepsia.

 

Proteção Civil

 

No dia 18 de junho Dr. Vicente participou da reunião da Comissão de Proteção Civil. No encontro o Secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, fez uma apresentação sobre as ações que estão sendo realizadas no Estado sobre o assunto.

 

Reunião PSDB

 

O Parlamentar participou, na noite do dia 18 de junho, da primeira reunião do PSDB Estadual sob o comando do novo Presidente. Dr. Vicente pregou a união do Partido.

 

Entrega de Casas

 

O Deputado Dr. Vicente participou no dia 20 de junho, junto com o Governador Raimundo Colombo da entrega de 25 casas modulares em Jaraguá do Sul. Cada habitação possui 39 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e tiveram o custo de R$ 38 mil. As residências foram destinadas a famílias que moravam em áreas suscetíveis a inundações.

 

Visita ao CREAS

 

Na manhã do dia 22 de junho o Deputado Estadual Dr. Vicente realizou uma visita ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Jaraguá do Sul.
O deputado acompanhou uma apresentação sobre as atividades realizadas pelo CREAS nas atenções básica, média e alta complexidade.

 

Conhecendo o CASEP de Blumenau

 

Dr. Vicente visitou o CASEP de Blumenau na tarde do dia 22 de junho para conhecer a estrutura e o atendimento disponibilizado para os adolescentes em conflito com a lei.

 

UNIVALI de Itajaí

 

Conhecer a estrutura oferecida para os acadêmicos de Direito foi o objetivo do Deputado Dr. Vicente que visitou o Campus da UNIVALI na Cidade do Itajaí na noite do dia 22 de junho. O Parlamentar foi recebido pela professora Giselda Cherem, pelo coordenador do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas Dr. José Carlos Machado, e pelo coordenador do Curso de Direito José Éverton da Silva. Neste ano o curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí completa 50 anos.

 

Mais Segurança

 

No dia 23 de junho o Deputado Dr. Vicente teve uma reunião com o Secretário de Estado de Segurança, César Augusto Grubba, para solicitar mais efetivo de policiais para Jaraguá do Sul.

 

Empréstimo para o Hospital Jaraguá

 

Na tarde do dia 23 de junho o Deputado Dr. Vicente participou no BADESC de uma audiência, acompanhando os Administradores do Hospital e Maternidade Jaraguá, Dr. Luis Fernando Roslindo, Presidente do Conselho diretor, e o Sr. Alcides Pavanello, ex-secretário da SDR de Jaraguá para solicitar empréstimo ao Hospital. Os recursos são necessários para realizar a reestruturação financeira, fugindo de juros de bancos comerciais.

 

Homenagem a UNIVALI

 

O Deputado Dr. Vicente foi o proponente da Sessão Solene que homenageou o curso de Direito da UNIVALI pelos 50 anos de criação. O evento foi na noite do dia 23 de junho na Assembléia Legislativa.

 

Concórdia

 

No dia 24 de junho o Deputado Dr. Vicente iniciou uma agenda no Oeste de Santa Catarina. O primeiro compromisso do dia foi no Município de Concórdia onde o parlamentar conversou com o vereador Rogério Pacheco, empresários, advogados e lideranças.

No SESI do Município a reunião foi com o vice-presidente regional da instituição, Álvaro Luiz de Mendonça. O principal objetivo é divulgar e incentivar doações para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

No início da noite o Deputado visitou o Presidente da Associação Médica de Concórdia, Dr. Luiz Fernandez Gonçalves, que estava acompanhado do filho, Dr. Fernando Bernardi. A conversa foi em torno da necessidade de uma UTI móvel para Concórdia, que depende de outros municípios para o transporte de pacientes graves.

Nessa mesma noite o Deputado Dr. Vicente foi recebido na Câmara Municipal pelos vereadores e foi convidado a usar a tribuna para falar sobre o trabalho realizado.

 

Joaçaba

 

No dia 25 de junho Dr. Vicente deu continuidade, em Joaçaba, a série de Seminários à frente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes sobre o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Na mesma data Dr. Vicente também participou da Audiência Pública que discutiu o Orçamento Regionalizado. O encontro foi na Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC).

 

Visitando as bases

 

Nos dias 27 e 28 de junho o Deputado Dr. Vicente realizou uma série de visitas em Jaraguá do Sul, Guaramirim e São Bento do Sul.

 

 

 

 

Maio 2015

 

Deputado apoia Massaranduba

No dia 5 de maio o Deputado Estadual Dr. Vicente recebeu a visita do Prefeito de Massaranduba Mário Fernando Reinke, acompanhado da Primeira Dama, vereadora e Secretária de Saúde do Município Suzane Reinke. O casal solicitou o apoio do Deputado para intervir junto ao Governo do Estado para acelerar a liberação da Parcela do FUNDAM, de R$ 1 milhão, para o término da Unidade de Saúde do Centro.

Entre os assuntos discutidos estavam os planos que a Prefeitura de Massaranduba pretende implantar na Saúde e no funcionamento do Hospital Municipal. Os esforços estão no sentido de que uma organização social (OS) administre a unidade, já o Pronto Atendimento continuará a cargo do Município.

Pesca da Tainha

Preocupado com a continuidade da pesca artesanal da tainha o Deputado Estadual Dr. Vicente encaminhou uma indicação, aprovada em Plenário, ao Secretário de Segurança Pública e ao Comandante da Polícia Militar de Santa Catarina para reforçar a fiscalização da captura industrial da espécie durante a safra. Da mesma forma dirigiu uma Moção com o mesmo tema ao Presidente da Assembleia Legislativa

“A pesca artesanal da Tainha é centenária e nunca causou impacto na população da espécie, pois grande parte dos cardumes não era capturada, por estarem além do alcance das pequenas embarcações”, destacou Dr. Vicente. De acordo com ele, além da continuidade da cultura são milhares de pescadores que dependem deste período. O parlamentar também ressalta que o aumento da pesca industrial visivelmente atingiu a espécie.

O deputado questiona se a fiscalização que cabe aos órgãos ambientais tem sido feita. “Digo isso para que os pescadores artesanais não sejam mais prejudicados” completou.

Mostrando o trabalho realizado

Na manhã do dia seis de maio o Deputado Estadual Dr. Vicente presidiu a reunião da Comissão de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. No encontro, realizado na sala de imprensa da Assembleia Legislativa, foi apresentado o ofício recebido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) solicitando o apoio para a publicação de um livro e para a realização do Congresso Internacional de Políticas Sociais. Os pedidos foram encaminhados para o Presidente da ALESC.

Também foi apresentado o novo cronograma dos Seminários que a Comissão vai realizar pelo Estado sobre a gestão municipal do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O primeiro evento será em Chapecó no dia 11 de junho no auditório da SDR, no dia 25 de junho em Joaçaba no auditório da UNOESC, a Câmara Municipal de Lages será o palco do Seminário no dia dois de julho, as atividades serão encerradas no dia oito de julho no Plenarinho da ALESC em Florianópolis.

Em seguida o Deputado apresentou o relatório sobre as visitas aos Centros de Atendimento Socioeducativos (CASE) de Joinville e da Grande Florianópolis e falou sobre os problemas encontrados. O Deputado relatou para os integrantes da Comissão de que foi feito um pedido para que a Secretaria de justiça e Cidadania fizesse o mapeamento das unidades que recebem adolescentes infratores, mas até hoje a solicitação não foi atendida. Foi elaborado um pedido de informação que foi apresentado no Plenário.

“O governos apenas acordam para as situações quando pessoas importantes e de visibilidade são atingidas pelos problemas”, destacou Dr. Vicente em relação ao descaso com o tratamento de adolescentes infratores em Santa Catarina. O comentário foi uma alusão ao caso da médica que foi morta durante um assalto por um adolescente no Sul do Estado. O acusado do crime foi solto com a justificativa que não existiam vagas para a apreensão.

Ainda na reunião foi falado sobre a participação do Deputado Dr. Vicente no Seminário Nacional da Primeira infância que aconteceu no município de Forquilhinha. A iniciativa homenageou Zilda Arns a criadora da Pastoral da Saúde. Em continuidade o Parlamentar levou a proposta da realização de Um Seminário para expor as boas práticas na área das crianças e adolescentes que ocorrerá no final deste ano.

Apoiando Xanxerê

O deputado Dr. Vicente foi convidado pela Diretoria do AVAI Futebol Clube para apoiar a campanha de arrecadação em prol das vítimas atingidas pelo tornado em Xanxerê. O Parlamentar agradeceu o carinho do Clube e do Presidente, Nilton Macedo Machado, pela ajuda neste triste acontecimento.

Segundo Dr. Vicente mais uma vez Santa Catarina, em especial Xanxerê, está sabendo se reerguer com base no conceito de solidariedade do povo catarinense. Dr. Vicente literalmente entrou em campo para ajudar a iniciativa.

 

Compromisso com os rios

Agendada para o dia 20 de maio reunião com o Secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, para falar sobre recursos para o desassoreamento dos rios em Jaraguá do Sul e para conversar sobre o projeto de proteção dos rios – ocupação urbana das áreas alagáveis.

 

Reunião TRT

 

O Deputado Dr. Vicente acompanhou o prefeito Dieter Janssen, a presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável Carlos Chiodini e o delegado Regional de Jaraguá do Sul Uriel Ribeiro em uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), em Florianópolis.

A comitiva de Jaraguá do Sul buscou o apoio do presidente do TRT-SC, Desembargador Edson Mendes de Oliveira, para que o imóvel doado pela Prefeitura ao Tribunal fosse devolvido para ser utilizado na construção da sede da Delegacia Regional.

 

O Parlamentar afirmou que é preciso buscar, de forma conjunta, um consenso para que este terreno possa ser destinado a outro fim. “É de extrema urgência que encontremos um terreno para a delegacia, pois há dinheiro disponível para a obra, já garantido pelo Secretário da Segurança Pública, mas não há o local.”, comentou Dr. Vicente. Segundo ele, todos os esforços são para encontrar uma área e o terreno do TRT supre as necessidades apresentadas.
Já o Desembargador Edson Mendes de Oliveira declarou que não vai devolver o bem para a Prefeitura sem uma contrapartida. Alternativas estão sendo estudadas, a exemplo da cessão do andar superior da Rodoviária ou a troca pela sede da SDR.

 

 

Segurança para Pomerode

 

O Prefeito de Pomerode, Rolf Nicodelli, acompanhado de representantes da ACIP, AVIP e CDL de Pomerode, estiveram no gabinete do Deputado Estadual Dr. Vicente para pedir ajuda em demandas na área de segurança. Segundo os dados apresentados para o Parlamentar entre 2013 e 2014 a incidência de crimes aumentou, os furtos cresceram 40% e os assaltos 16,6%. Para esta realidade, em Pomerode existe apenas um policial militar para cada 1600 habitantes.
Um efetivo maior é necessário tanto para conter a criminalidade, quanto grande fluxo de turistas que visitam Pomerode a procura dos 22 eventos e festas que são realizados todos os anos. Atualmente a cidade é a 17ª em arrecadação de ICMS em Santa Catarina, ou seja, é desproporcional a contribuição econômica de Pomerode e o retorno em Segurança Pública.

Com o apoio do Gabinete do Deputado a Comitiva participou de uma audiência no Comando Geral da Política Militar, com o Coronel Paulo Henrique, para repassar a demanda e mostrar a necessidade imediata de mais 10 policiais.
Durante o encontro foi solicitada a implantação da Cavalaria da Pm em Pomerode, mas essa ação segundo os militares é inviável. Já o aumento do efetivo deve ocorrer no final do ano, o número de policiais que serão destinados ao Município não foi divulgado.

 

 

Acesso à Chiesetta Alpina

 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu a informação sobre a liberação de recursos para a pavimentação e drenagem do trecho que vai até à Chiesetta Alpina, no Morro da Boa Vista. O projeto de engenharia, que foi disponibilizado graças ao empenho do Deputado Estadual Dr. Vicente, prevê a concretagem de aproximadamente mil metros de estrada. O repasse dos valores necessários para a obra serão acertados diretamente entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Jaraguá do Sul.

 

Segundo Dr. Vicente a o acesso além de beneficiar os moradores do Município vai beneficiar o turismo e valorizar a homenagem feita de forma carinhosa a todos os imigrantes europeus. A Chiesetta Alpina foi inspirada na Chiesetta de San Simon Apóstolo, construída no século IX em Vallada Agordina, província de Belluno, Itália.

 

 

Viagem à Brasília

 

O Deputado Estadual Dr. Vicente cumpriu uma agenda de compromissos na Capital Federal no dia 19 de maio. O parlamentar encaminhou documentos para o Ministro dos Transportes e também para o Diretor Geral do DNIT solicitando agilidade na duplicação da BR 280 e nas obras de construção do viaduto no acesso à Schroeder. Da mesma forma a estadualização do trecho entre Guaramirim e Jaraguá do Sul para que a obra possa ser realizada pelo Governo do Estado.

Em seguida Dr Vicente participou da reunião da bancada tucana de senadores que decidiu o posicionamento do partido sobre a indicação da Presidente Dilma para o Supremo Tribunal Federal (STF)

Durante a estada em Brasília o Deputado Estadual Dr. Vicente acompanhou a posse do Senador Dalirio Beber. O Parlamentar fez questão de destacar que a vaga deixada por Luiz Henrique da Silveira foi ocupada por uma das personalidades mais preparadas do estado. Tanto no âmbito moral quanto no técnico e de experiência política. Na oportunidade o Deputado também conversou com os senadores Aécio Neves e José Serra sobre as metas do PSDB e a respeito da situação atual do País. A chegada do novo senador traz força para o PSDB de Santa Catarina e novos rumos para a política do Estado.

 

Hospital Santo Antônio

 

Na tarde do dia 21 de maio o Deputado Estadual Dr. Vicente visitou o Hospital Santo Antônio em Blumenau (HSA). O parlamentar foi recebido pelo membro do Conselho do Hospital, José Domingos Gavioli, e pela Doutora Carla Eunice Gomes Corrêa, diretora do Instituto Catarinense de Desenvolvimento da Saúde.

O HSA atualmente é administrado por uma Fundação com a participação direta de entidades, sindicatos e associações de classe do município. Mensalmente são atendidas cerca …

 

Saúde

 

O Deputado Dr. Vicente participou, no dia 22 de maio, da Inauguração da Unidade Básica de Saúde no bairro Rio Hern, em Schroeder. O evento teve a participação do Pastor Ivo Dreyer, Ludgero Tepasse primeiro prefeito de Schroeder (1965), Marcia Alberton, o Vereador Adriano Kath e do Prefeito Osvaldo Jurck.

 

Mia Cara Curitiba

 

O Deputado Dr. Vicente, que é conselheiro eleito do Com.it.es órgão ligado ao consulado italiano, esteve em Curitiba, no dia 23 de maio, prestigiando o lançamento do ” Mia Cara Curitiba ” que vai de 23 a 31 de maio. O evento disponibiliza Feira Gastronômica com chefs internacionais, sala de cinema, apresentações artísticas ligadas a cultura italiana. Uma excelente iniciativa bem organizada e com forte participação popular.

 

Visita ao Hospital de Pomerode

 

O Deputado esteve em Pomerode na tarde do dia 25 de maio visitando o Hospital e Maternidade Rio do Texto onde recebeu da Diretoria da Instituição documento com as principais demandas e soube do sucesso dos mutirões de cirurgias pelo SUS.

 

Reunião PSDB

 

Na noite do dia 25 de maio o Deputado Dr. Vicente participou da reunião do Diretório Estadual do PSDB em Florianópolis. O encontro contou com a presença das bancadas do PSDB no Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa (ALESC).

Em Seguida o Parlamentar acompanhou a palestra do Senador Paulo Bauer sobre a reforma política no Plenarinho da ALESC.

 

Defesa Civil

 

No dia 26 de maio o Deputado Dr. Vicente recebeu a visita do Secretário da Defesa Civil Milton Hobus. O principal assunto foi a prevenção de cheias no Vale do Itapocu. Dr. Vicente faz parte da Comissão de Defesa Civil e está buscando ações que possam garantir segurança para as pessoas que residem em áreas sujeitas a enchentes.

 

Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina

 

Dia 26 o Deputado participou do Jantar de Posse da nova Diretoria do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIBSC). A presidente empossada foi Alessandra Carioni. A iniciativa contou com a participação do Cônsul Honorário da Itália Attilio Colitti e do Presidente da Família Trentina João Andreatta, que estava acompanhado da esposa Irene Andreatta.

 

50 Anos da UDESC

 

No dia 27 de maio o Deputado Dr. Vicente participou da homenagem aos 50 Anos da Universidade de Santa Catarina (UDESC) na ALESC.

 

Bombeiros Militares

 

Na tarde do dia 27 de maio o Deputado Dr. Vicente reuniu-se com representantes do Corpo de Bombeiros Militar de SC.

 

Pacto Federativo

 

Ainda no dia 27/05 participou da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense para a revisão do Pacto Federativo. No encontro foram entregues os Projetos de Emenda à Constituição. Dr. Vicente é o autor da PEC da Saúde que prevê maior investimento federal na área.

 

No final do dia o Deputado prestigiou a inauguração da quarta sala de cirurgia do Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis.

 

Comitiva da Itália

 

No dia 28/05 o Deputado Dr. Vicente recebeu na Assembleia Legislativa uma comitiva da Itália capitaneada por Oscar De Bona, ex-Presidente da Província de Belluno e arquiteto por formação.

 

 

Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul

 

No dia 29/05 o Deputado reuniu-se com representantes do Corpo De Bombeiros Voluntários de no escritório regional de Jaraguá do Sul.

 

 

 

Abril 2015

 

Recebendo representantes do bairro Nereu RamosO Deputado Estadual Dr. Vicente recebeu no Escritório Regional dia dois de abril, no escritório regional de Jaraguá do Sul, o vereador Arlindo Rincus e o Presidente da Associação de Moradores de Nereu Ramos, Danilo Possamai. A conversa foi em torno da Construção do Ginásio de Esportes no Alvino Tribess (Bairro Vieiras) e sobre a Associação dos Veteranos no Rau.

O encontro também serviu para tratar do Turismo Religioso no bairro Nereu Ramos. Existe um projeto de revitalização da área para impulsionar a atividade e dar destaque à visitação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. No local o Padre Aloísio Boeing, que passa pelo processo de beatificação, atuou por 23 anos. Dr. Vicente é o autor de um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa que visa apoiar o turismo religioso no Estado.

Visita ao SAMAE de Jaraguá do SulNo dia seis de abril o Deputado Dr. Vicente visitou a sede do Samae em Jaraguá do Sul onde foi recebido pelo Diretor Presidente Ademir Izidoro. No encontro foram expostas as ações realizadas pelo órgão e os projetos futuros.

Dr. Vicente falou sobre o atual cenário político e econômico do Brasil e sobre o trabalho que está realizando na Assembleia Legislativa (ALESC) em prol de Jaraguá do Sul e Região. O Deputado também destacou a importância do cuidado com os recursos hídricos. Uma de suas propostas durante a campanha foi a proteção dos rios. Na ALESC está integrando o Fórum do Aquífero Guarani e Águas Superficiais.

Na tribuna

No dia 9 de abril na Tribuna da ALESC o deputado Dr. Vicente criticou a demora na duplicação da BR 280. O Parlamentar não admite que a população do Norte e Nordeste do Estado tenha que esperar por essa obra fundamental para o desenvolvimento da região. “Vidas estão sendo ceifadas e a economia sendo prejudicada. Precisamos de mais transparência para que a população acompanhe todos os passos desta importante obra”, comentou. Ainda durante o pronunciamento, Dr. Vicente elogiou o programa ‘Novos Caminhos’ da FIESC que este ano beneficia 470 jovens, que ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado, já preparados para o mercado de trabalho.

No gabinete o Deputado participou de uma reunião com representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville que pediram o apoio do Parlamentar, através da Comissão de Devesa dos Direitos da Criança e Adolescente a qual ele é Presidente, para a publicação de um livro com experiências com incentivo às políticas para as crianças e adolescentes.

Jaraguá Futsal

O Deputado Dr. Vicente aproveitou a noite da segunda-feira (13) para torcer pelo Jaraguá Futsal. A alegria tomou conta da Arena Jaraguá e o parlamentar, além de prestigiar o time, reencontrou grandes amigos Ao final, Jaraguá 3 x 2 Joinville Krona.

Fiscalizando os CASE

Conhecer de perto o tratamento dado aos adolescentes infratores foi o objetivo do Deputado Dr. Vicente que realizou uma série de visitas pelos Centros de Atendimento Sócio Educativos (CASE). O primeiro local vistoriado foi o CASE de Joinville que abriga hoje 27 internos apreendidos após cometerem atos infracionais. O Parlamentar, que é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, conversou com funcionários e também com jovens. O maior problema constatado foi a falta de profissionais que afeta diretamente o trabalho de reintegração dos adolescentes e a segurança da unidade.

A visita foi acompanhada pelo Promotor da Vara da Infância e Juventude de Joinville, Sérgio Joesting, pela Coordenadora de Assistência de Alta Complexidade da SAS de Joinville, Daiana Delamar Agostinho, pelo Diretor do Departamento Socioeducativo da SJC, Roberto Lajus e pelo Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, José Carlos Eloy Martins.

O Segundo CASE visitado por Dr. Vicente foi o da Grande Florianópolis. O Parlamentar percorreu a unidade e constatou que a falta de profissionais interfere diretamente nas atividades para recuperação dos jovens.

Dr. Vicente pelo Estado

No dia 17 de abril o Deputado Estadual Dr. Vicente realizou uma série de visitas para conhecer de perto as demandas dos municípios. A primeira parada foi na querida cidade de São João Batista onde o parlamentar foi recebido por autoridades e lideranças Tijucas, São João Batista e Nova Trento. Dr. Vicente também visitou a empresa Costa Rica. A segunda parada foi em Guabiruba onde o deputado teve uma reunião com o prefeito Mathias Kohler e o vice Valmir Zirke.

Dando continuidade o Parlamentar participou de reuniões nas cidades de Botuverá e Canelinha. Estes encontros são de fundamental importância para que Dr. Vicente possa ter um quadro real da situação dos municípios. Durante as viagens o deputado também aproveita para fiscalizar a conservação das rodovias catarinenses que são de fundamental importância para o escoamento da produção agrícola e industrial.

Primeira Infância

A primeira infância foi o tema central do Seminário Nacional que aconteceu  em Forquilhinha, no Sul do Estado, e que homenageia a médica Zilda Arns no dia 23 de abril. Entre os temas estão políticas públicas, voluntariado, disciplina positiva e educação infantil. O Deputado Estadual Dr. Vicente participou da Cerimônia de abertura e aproveitou para falar da importância de uma boa educação na primeira infância que é um período essencial na formação do indivíduo. Da mesma forma exaltou a memória e o trabalho de Zilda Arns a Frente a Pastoral da Criança.

O Parlamentar é o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e tem se mostrado preocupado com a educação em nosso Estado. Dr. Vicente defende a escola em tempo integral como a melhor forma de formação intelectual e moral de nossos jovens. O Deputado usa como exemplo as experiências positivas que estão em prática em Jaraguá do Sul, onde o currículo é preparado para educar e não apenas para entreter os alunos.

Apoiando Xanxerê

Logo após o tornado que atingiu Oeste do Estado, o Deputado Estadual Dr. Vicente destacou a importância de ajudar nossos irmãos de Xanxerê. Foram cerca de 2,5 mil casas atingidas, 100 feridos e três vidas ceifadas.

O parlamentar solicitou a doação de alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de higiene e limpeza, fraldas descartáveis (M e G – infantis e geriátricas), colchões, roupas de cama e banho, cobertores e toalhas. O Deputado colocou o escritório regional de Jaraguá do Sul a disposição da Defesa Civil para ajudar nas ações de recebimento de donativos.

Trabalhando pela Saúde

Na terça-feira (28) o Deputado Estadual Dr. Vicente participou de uma audiência com o Secretário de Saúde João Paulo Kleinunbing. Também participaram do encontro os prefeitos Dieter Janssen, de Jaraguá do Sul, e Osvaldo Jurck, prefeito de Schroeder, acompanhados pelos respectivos secretários de saúde.

O parlamentar entregou ofícios solicitando duas unidades básicas de saúde (UBS) para Schroeder. Já para Jaraguá do Sul o pedido foi de sete UBS para Jaraguá do Sul, a cessão de um imóvel do Estado onde hoje funciona a Gerência de Saúde, aumentar os recursos para cirurgias de alta complexidade no Hospital Jaraguá, oficializar o credenciamento da cardiologia e o incentivo para o pronto atendimento pediátrico. Da mesma forma, Dr. Vicente solicitou apoio para que o Ministério da Saúde acelere o credenciamento da UTI adulto e Unidade de cuidados intermediários no Hospital Jaraguá.

Lutando por Jaraguá do Sul e região

Solicitar melhorias para Jaraguá do Sul e Região foi o objetivo do Deputado Estadual Dr. Vicente durante a audiência que teve com o Governador do Estado Raimundo Colombo. O encontro, realizado no dia 29 de abril, contou com a participação do Senhor Vicente Donini, proprietário da Empresa Marisol e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital São José em Jaraguá do Sul.

A reunião teve resultado positivo com o Governador garantindo a antecipação do repasse de R$ 1 milhão, referente a parcela de maio, para o Hospital São José e o compromisso do pagamento em dia das próximas parcelas para os dois Hospitais de Jaraguá do Sul. Vale destacar que na semana anterior os Hospitais de Jaraguá do Sul receberam o repasse de R$ 1 milhão cada, graças a intervenção do Deputado.

Outro assunto relevante foi a duplicação da BR 280 no trecho entre Guaramirim e Jaraguá do Sul e a criação de um acesso entre a Rodovia do Arroz e a SC 108. Segundo Raimundo Colombo os recursos para esses projetos estão garantidos, mas falta apenas a liberação da obra por parte do Governo Federal que está emperrando a iniciativa do Governo do Estado.

 

 

Março 2015

 

 

Fiscalizando a Educação

O Deputado Dr. Vicente foi até a Fundação Catarinense de Educação Especial, no dia dois de março, para apurar as denúncias de funcionários sobre o sucateamento da Instituição.

O Parlamentar percorreu todos os Centros conhecendo de perto o trabalho realizado pelos educadores e os problemas da Fundação. Dentre eles a falta de médicos e a manutenção precária que coloca em risco os profissionais e educandos. Em muitos locais existem problemas na cobertura e drenagem o que faz com que em dias de chuva salas fiquem alagadas.

A Fundação é referência em educação especial e atende crianças e adultos com as mais diferentes necessidades.

Como o deputado é médico voluntário da APAE de Jaraguá do Sul a mais de 32 anos ficou sensibilizado com a realidade. Ele foi o primeiro Parlamentar a pedir providencias durante um discurso no Plenário da Assembleia Legislativa

Rede Feminina de Combate ao Câncer

Na manhã do dia três de março o Deputado Estadual Dr. Vicente participou da solenidade de posse da Nova Presidente da Rede de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, a Senhora Yeda Marilú Bauer Conti. O evento foi prestigiado por algumas autoridades a exemplo da Presidente da Câmara de Vereadores do Município, Natalia Lúcia Petry, o Prefeito Dieter Janssen e o Senador Paulo Bauer.

As voluntárias, todas vestidas a caráter com a roupa rosa, acompanharam com atenção o discurso feito por Dr. Vicente que elogiou o trabalho realizado pela Rede e desejou sucesso a nova presidente.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul foi fundada em 5 de maio de 1987 e teve como madrinha a Rede Feminina de Joinville. A unidade funciona em sede própria desde 30 de abril de 1991. Atualmente está à frente de projetos importantes e conta com 100 colaboradores e voluntários que atuam junto a em prol da saúde. Os trabalhos abrangem exames preventivos de mama e colo de útero, tratamentos e até o acompanhamento psicológico de pacientes de baixa renda com câncer.

Associação dos Hospitais de SC

Na busca por alternativas para melhorar a Saúde o Deputado Estadual Dr. Vicente Recebeu no dia três de março, na Assembleia Legislativa, o Senhor Braz Vieira, Diretor Executivo da Associação dos Hospitais de Santa Catarina.

No encontro foi realizada uma análise crítica do que recebem de recursos os hospitais públicos e os filantrópicos. “Ficou clara a grande diferença de custo e produtividade entre os dois grupos. O impacto financeiro do Déficit dos hospitais públicos catarinenses em 2013 alcançou R$ 580 milhões”, destacou preocupado, o parlamentar. Segundo ele algo precisa ser feito para reduzir a sobrecarga financeira que recai sobre as contas das prefeituras no Setor da Saúde.

Atualmente existem 222 hospitais em funcionamento em Santa Catarina. Destes 187 atendem através do Sistema Único de Saúde (SUS), 14 são administrados pelo Governo do Estado, cinco (05) por Organizações Sociais e o restante é publico municipal ou Filantrópico.

Para Dr. Vicente a União vira as costas e o Estado assiste fazendo o “feijão com arroz”. “O resultado é que os municípios já estão chegando a mais de 35% de comprometimento do orçamento em Saúde enquanto a Constituição prevê 15%”, completou o parlamentar.

Sindicato dos Médicos de SC

O Deputado Dr. Vicente foi um convidado para participar da reunião da Bancada dos Médicos no Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC). No encontro, realizado na noite do dia quatro de março, foram expostas as demandas da categoria e as ações da entidade.

Quem abriu os trabalhos foi o presidente do SIMESC, Dr. Cyro Soncini que parabenizou os parlamentares pela eleição e destacou a importância dos deputados terem envolvimento com entidades médicas de Santa Catarina e serem sindicalizados.

Já Dr. Vicente afirmou que o papel do Sindicato é importante e se colocou a disposição na busca de soluções e aberto para receber novas ideias.

Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre os gastos em Saúde e omissão por parte do Governo Federal em relação ao assunto. “Temos que fazer uma grande pressão para resolver esse problema e uma alternativa é a regionalização da Saúde”, destacou o parlamentar.

Segundo ele, esta situação atrapalha a gestão de saúde nos municípios e estados. O Deputado também fez um prognóstico negativo em relação ao funcionamento dos planos de saúde e encerrou comentando sobre o déficit dos hospitais públicos e principalmente, dos filantrópicos.

Primeira reunião da Comissão de Saúde

O Deputado Dr. Vicente participou no dia quatro de março, da primeira reunião ordinária da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa a qual ele é o Vice Presidente.

Os parlamentares discutiram sobre a gestão do Fundo Estadual de Saúde que segundo eles deve ficar com a Secretaria de Saúde, e não com o Comitê Gestor, como acontece hoje.

Foram várias pautas apontadas para os trabalhos em 2015/2016. Um dos assuntos que será discutido pela comissão é a política dos hospitais em Santa Catarina e a fórmula de cofinanciamento pelo Estado. O debate deve tratar, inclusive, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Alguns prefeitos não querem mais UPAs em razão do tipo de financiamento envolvido. Eles percebem que é um rombo manter essas estruturas abertas”, disse o deputado Dr. Vicente.

O plano de trabalho abrange, ainda, debates sobre a situação dos hospitais que não foram incluídos na rede de urgência e emergência e o vocacionamento de muitos deles como centros de especialidades para as regiões. A pauta deve compreender também a questão de leitos comuns e de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) desativados, assim como serviços e equipamentos ociosos por falta de profissionais em várias localidades do estado.

Outra demanda da comissão é garantir a apresentação dos relatórios de gestão (trimestral), do plano de Saúde (mandato) e das agendas de Saúde (anual), devidamente aprovados pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e rigorosamente dentro dos prazos previstos pela legislação.

A comissão acatou a proposta do Dr. Vicente de conhecer as policlínicas regionais multifuncionais implantadas em Minas Gerais. “Seria oportuno conhecer essa realidade para tentar introduzir um projeto piloto em Santa Catarina com o objetivo de reduzir filas. Também é um modo de economia para municípios e estados, com um rateio mais racional das despesas. Precisamos encontrar soluções para a média complexidade”, completou Dr. Vicente.

Encontro de Vereadores

No dia quatro de março o Deputado Dr. Vicente prestigiou a abertura do Encontro Estadual de Vereadores. O objetivo do evento foi debater temas como controles internos, segurança pública e transparência.

Para o Parlamentar, este tipo de iniciativa é de extrema importância pois são os vereadores que estão na linha de frente junto a população vendo as necessidades e buscando os anseios. “Na Assembleia trabalho para melhorar a vida dos catarinenses, mas é nos municípios que as pessoas vivem, por isso tenho os vereadores como parceiros de trabalho”, comentou Dr. Vivente.

Lançamento de livro

“Cirurgia bariátrica: Vida após a Obesidade Mórbida” este é o título do livro lançado no Saguão da Assembleia Legislativa na noite do dia quatro de março. O Deputado Dr. Vicente fez questão de participar do evento e prestigiar a autora Gureici Keller de Oliveira Patrício.

Este é um tema que preocupa o Parlamentar ainda mais que a obesidade, além de provocar problemas de saúde, diminui a expectativa e a qualidade de vida das pessoas. Segundo dados revelados em 2014 pelo Ministério da Saúde 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal, destes, 17,5% são obesos.

Dr. Vicente recomenda alimentação equilibrada, com frutas e verduras, e a prática de esportes.

Comissão de Saúde

O Deputado Dr. Vicente participou, no dia seis de março, da primeira reunião da Frente Parlamentar da Saúde. De acordo com o Parlamentar as demandas são muitas, mas os trabalhos vão se concentrar na solução para o déficit crônico dos hospitais que atendem a demanda de 80% da clientela do Sistema Único de Saúde no Estado.

Cuidando das rodovias

No dia 11 de março o Deputado Estadual Dr. Vicente encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa uma indicação ao Governador do Estado e ao Secretário de Infra Estrutura solicitando a limpeza e a melhoria da sinalização da SC 474.

A rodovia, que liga os municípios de Massaranduba e São João do Itaperiú apresenta problemas de manutenção, o mato ao logo do acostamento dificulta a visualização das placas colocando em risco a vida das pessoas que trafegam no local.

Comissão de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Durante a reunião da Comissão de Proteção a Criança e Adolescente, realizada na manhã do dia 11 de março, o Deputado Estadual Dr. Vicente apresentou uma análise dos trabalhos da última Legislatura e propôs um plano de ações para a Comissão.

Dentre os pontos elencados estão a realização de palestras pelo estado para capacitação de recursos para do Fundo da Infância e Adolescência (FIA); Ampliação do Programa Antonieta de Barros que atende jovens em vulnerabilidade Social; A impressão de 10 mil exemplares do Estatuto da Criança e Adolescente para distribuição; O desarquivamento do Projeto de Lei 114/14 que prevê a proteção a exposição de crianças e adolescentes vítimas de agressões ou abusos e a sugestão de normas para este procedimento.

O parlamentar também propôs aos membros da comissão a fiscalização das leis que envolvem o tema da Criança e Adolescente. Um exemplo é o Projeto de Lei 0034/14 que institui a obrigatoriedade dos veículos de comunicação sediados em Santa Catarina de divulgar fotos de crianças desaparecidas.

“Acho que o governo tem que tomar iniciativa e organizar programas com as leis aprovadas neste Parlamento. Não podemos deixar passar em branco e sim usar efetivamente a Legislação”, declarou o deputado.

Ainda no encontro Dr. Vicente sugeriu, a realização de um Seminário sobre os efeitos psicossociais da Dependência Química em crianças e adolescentes que ocorrerá em outubro em Florianópolis.

Visita de vereadores

Na manhã do dia 11 de março o deputado Dr. Vicente recebeu no Gabinete vereadores do Município de Massaranduba em uma reunião pluripartidária. Participaram os vereadores Silvio Mainka (PSDB), Mauro Bramorski (PSD), Geraldo Michelluzzi (PR), Pier Gustavo Berri (PMDB). No encontro os representantes municipais pediram o apoio do Deputado para reivindicações junto ao Departamento de Infra Estrutura (DEINFRA).

Entres os assuntos elencados está a construção de um limitador de velocidade na Rodovia SC 108 no trevo de Massaranduba; A instalação de uma passarela de pedestres e ciclistas na ponte que faz a divisa entre as cidades de Guaramirim e Massaranduba também na SC 108, Implantação de um redutor de velocidade no trevo das rodovias SCs 108 e 145; Construção de uma rotatória no trevo de acesso ao município de Massaranduba; melhoria da sinalização da SC 415; Viabilizar um melhor acesso para Massarandubinha na Rodovia SC 415; A pavimentação da Rodovia SC 414 que liga os municípios de Blumenau, Massaranduba e Luiz Alves

Segundo o Deputado Dr. Vicente todas são reivindicações que buscam levar mais segurança as pessoas que circulam na região. “Através da Assembleia Legislativa não vou medir esforços para que os pedidos sejam atendidos”, disse Dr. Vicente.

Fórum Parlamentar

O Deputado Dr. Vicente participou, na Assembleia Legislativa em Florianópolis, da instalação do Fórum Parlamentar Catarinense na tarde do dia 11 de março. O Grupo tem por objetivo iniciar um movimento por um novo Pacto Federativo mobilizando as assembleias legislativas estaduais.

“O Fórum abre uma luz no fim do túnel neste momento em que está esgotada a capacidade de investimento dos estados e municípios”, comentou Dr. Vicente.

Atualmente 45% dos 5.570 municípios brasileiros tem como praticamente única fonte de recursos o governo federal através do Fundo de Participação dos Municípios. De acordo com Federação dos Municípios (Fecam) em 2014 85% das prefeituras catarinenses apresentaram problemas financeiros.

Secretaria de Saúde

O deputado Dr. Vicente participou, no dia 12 de março, de uma audiência com o Secretário Adjunto de Estado da Saúde, Dr. Murilo Capella. A reunião teve o objetivo de solicitar apoio para o Hospital e Maternidade Jaraguá, Hospital Universitário (HU) de Florianópolis e ao Município de Macieira.

Representando o Hospital Jaraguá estava o administrador, Jeferson Gomes. Para a unidade foram solicitados os repasses de recursos de leitos da UTI Infantil e recursos para reformas e o custeio dos atendimentos no Pronto Atendimento Pediátrico, além do Credenciamento de leitos de UTI para adultos.

O Hospital Jaraguá atende cerca de 30% dos pacientes de outros municípios o que torna o local como referencia regional em pediatria, ginecologia e obstetrícia.

Macieira

O deputado Dr. Vicente também entregou um ofício solicitando uma ambulância para o Município de Macieira. O deputado Dr. Vicente participou, no dia 12 de março, de uma audiência com o Secretário Adjunto de Estado da Saúde, Dr. Murilo Capella e solicitou apoio ao Município de Macieira.

Hospital Universitário

Em relação ao Hospital Universitário (HU) os pedidos foram para melhorias no único Centro do Estado que atende os pacientes com epilepsia grave. No documento entregue foram solicitados dois softwares, um aparelho de eletromiografia, além da reforma e ampliação do laboratório de Vídeo-EEG. “Atualmente o HU é o único Hospital de Santa Catarina com capacidade de realizar cirurgias em pacientes epiléticos. Os novos equipamentos serão utilizados para suprir a grande demanda e as filas para exame existente no Estado, atendendo apenas pacientes do Sistema único de Saúde”, destacou Dr. Vicente.

Conversa entre tucanos

O deputado Dr. Vicente participou no dia 13 de março, na cidade de São Paulo, de um Congresso de Neurologia que discute as Políticas na América Latina a respeito da epilepsia. Na Assembleia Legislativa o Parlamentar está abraçando esta causa já que milhares de catarinenses sofrem com esta doença e grande parte da população desconhece o tratamento e o como pode auxiliar um epilético. Dr. Vicente propôs um Projeto de lei que institui o Dia da Conscientização da Epilepsia e no próximo dia 26 promove no saguão da ALESC uma ação para divulgar e conscientizar sobre a epilepsia.

Na chegada à Capital Paulista o deputado se encontrou com o Senador José Serra. Amigos de longa data conversaram sobre o momento que o Pais enfrenta e também a respeito das manifestações programadas. Ambos se mostraram bastante preocupados com o futuro da Nação

MENSAGEM PARA O DIA 15 DE MARÇO

Acredito que a livre manifestação de opinião é um direito dos cidadãos, por esse motivo, declaro o meu apoio às manifestações pacíficas e democráticas programadas para o dia 15 de março em todo o país.

Não existe democracia sem liberdade de pensamento e de crítica e não é uma atitude golpista demonstrar insatisfação com os rumos econômicos e políticos atuais do país, ao contrário, isso é fundamental para o fortalecimento da democracia e dos valores republicanos.

A participação popular apartidária é a expressão legítima dos desejos e da voz dos cidadãos, condenar ou inibir a sua manifestação é uma afronta à Constituição Federal que, em seu Artigo 5°, garante os direitos de manifestação do pensamento.

A crítica não é um atentado à ordem institucional e ao Estado de Direito, assim como não é também uma tentativa de terceiro turno eleitoral – porque tal não existe -, o protesto defende apenas a apuração rigorosa das responsabilidades sobre a corrupção e cobra do Governo Federal o abandono dos compromissos assumidos publicamente que se traduzem em inflação, aumento de impostos e de tarifas públicas e um atendimento cada vez mais precário nos serviços públicos de Saúde, Educação e Segurança – entre outros – para uma população carente de um retorno digno em serviços de qualidade.

Apoio a todos os que desejam um país mais forte, íntegro e justo, mas deixo o apelo e os votos para que as manifestações ocorram de forma pacífica e ordeira, para que nada possa tirar o brilho desse ato solidário e democrático, para que entre de forma positiva na história política de nosso país.

Encontro na ACIAG

O Deputado Estadual Dr. Vicente, na noite do dia 16 de março, conversou com empresários na Associação Comercial de Guaramirim (ACIAG). No encontro o Parlamentar agradeceu a oportunidade e fez um resumo das atividades realizadas na Assembleia Legislativa. Ele também falou sobre as demandas para a Cidade de Guaramirim e para o Vale do Itapocu.

Dentre os assuntos elencados estava o Centro de Educação Profissionalizante (Cedup). Dr. Vicente levou a notícia de que as obras do Cedup devem ser retomadas. O deputado denunciou o descaso na tribuna da Assembleia e fez um encaminhamento para o Governador do Estado pedindo uma solução. “É uma vergonha o que está acontecendo no Cedup. O local poderia estar beneficiando centenas de jovens”, declarou o Deputado.

Segundo a Secretaria de Educação (SEE) agora serão destinados R$ 2 milhões e 840 mil para o término do projeto. A expectativa é que o edital e a licitação estejam concluídos até o final do mês de abril. Após esta fase, a previsão para o término da obra é de quatro meses.

Uma das maiores reivindicações dos empresários foi a duplicação da BR 280. “É uma lastima o que está acontecendo com esta rodovia. O problema se arrasta de 2002 quando iniciei a luta pela duplicação quando estava no Congresso Federal”, comentou Dr. Vicente.

O Deputado vem cobrando junto ao DNIT a agilidade nas obras dos dois trechos e do Viaduto da entrada de Schroeder. “Vidas estão sendo perdidas e a mobilidade da região está prejudicada com a demora”, ressaltou o Parlamentar.

A proposta feita pelos representantes da região para uma reunião entre a Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul entre o DNIT e a Sociedade Organizada não foi respondida, deixando a data em aberta.

Na reunião também foi falado sobre o apoio aos bombeiros voluntários, melhorias na Segurança Pública e infraestrutura.

Beatificação

O Deputado Dr. Vicente acompanhou na noite do dia 17 de março a cerimônia que marcou o final da primeira etapa do processo de beatificação do Padre Aloísio Boeing. O evento foi realizado na igreja Nossa Senhora do Rosário no bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. Um representante do Vaticano participou da celebração e levará a documentação, que foi reunida durante dois anos de pesquisas, para Itália onde ocorre a segunda etapa do processo.

O Padre Aloísio atuou por 23 anos na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Ele lecionou por 10 anos no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, e no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, no bairro Rio Cerro, o qual inaugurou e foi mestre de noviços por 24 anos. A cerimônia foi marcada pela emoção de fieis, religiosos e pessoas que conviveram com o padre Aloísio Boeing.

Encontro da FECAM

A capital do Estado foi o palco do XIII Congresso Catarinense de Municípios promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM). A cerimônia de abertura foi na noite do dia 18 de março no Centro Sul de Eventos de Florianópolis.

O deputado Estadual Dr. Vicente prestigiou o evento que contou com a participação do Governador do Estado, Raimundo Colombo, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab e o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Nelson Schaefer Martins.

Segundo Dr. Vicente o Congresso é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento dos gestores públicos municipais.

Participam do encontro prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, representantes das Associações de Municípios, agentes políticos estaduais e federais, diretores, dirigentes de instituições públicas e privadas.

Em paralelo ocorre a ExpoFECAM (Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologia para os Municípios). São expositores de diversas partes do Estado e do país. Nos estandes estão sendo apresentadas tecnologias, produtos e ferramentas usados na gestão pública municipal.

No evento o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, se encontraram e relembraram o período que participaram da mesma legislatura (1999-2003) na Câmara Federal. O Deputado vai se encontrar com o Ministro durante uma visita que fará a Brasília nas próximas semanas.

Médicos parlamentares

O Deputado Dr. Vicente participou, no dia 19 de março, de uma reunião entre a bancada de médicos da Assembleia Legislativa Associação Catarinense de Medicina (ACM) e o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC).

No encontro foram expostas as demandas da categoria e a necessidade de mais atenção a saúde, pela dificuldade de financiamento do Setor.

Foi relatada a situação funcional do Hospital Universitário (HU) da UFSC que tem 100 leitos fechados, bem como a de vários hospitais estaduais que necessitam de apoio dos parlamentares.

Também foi solicitado o cumprimento do acordo entre o Governo do Estado com a categoria médica.

Visita do Presidente do TJSC

No dia 19 de março (19) o deputado Dr. Vicente recebeu a visita do Presidente do tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Nelson Schaefer Martins. No encontro o parlamentar entregou os pleitos de Jaraguá do Sul e Guaramirim.

Em imediato o Magistrado atendeu aos pedidos e informou que a intenção é instalar a 2º Vara Criminal na Comarca de Jaraguá do Sul, no mês de abril. Da mesma forma, tornar pura a Vara do Juizado Especial. A ação vai levar mais agilidade aos processos e segurança a população de Jaraguá do Sul.

O Presidente do TJSC também disse que tem interesse em atender a Comarca de Guaramirim com mais uma nova Vara. Os estudos serão iniciados para implantação em 2016. Já em relação ao novo Fórum de Guaramirim Dr. Schaefer declarou que o estudo será incluso no Plano Plurianual (PPA) no segundo semestre de 2015.

“É uma honra poder contar com uma pessoa do caráter do Dr. Vicente no Poder Legislativo”, ressaltou o Presidente do TJSC. O deputado agradeceu a ajuda e sensibilidade em relação aos pleitos. È importante destacar que as demandas de Guaramirim foram expostas durante a reunião realizada na Associação Comercial do Município no dia 16 de março. Ou seja, em menos de três dias o Parlamentar confirmou as melhorias para a região.

São João Batista

Em São João Batista, no dia 22 de março, o Deputado Estadual Dr. Vicente participou da cerimônia de inauguração da Rádio Super 99,9. Durante o pronunciamento o Parlamentar destacou a importância dos veículos de comunicação em uma sociedade democrática e da 99,9 para o desenvolvimento da Região do Vale do Rio Tijucas.O deputado também parabenizou os proprietários da rádio, os empresários Alyson e Aderbal de Souza, pelo empreendedorismo e por concretizar este sonho que foi amadurecido durante dez anos.

O Município também foi o palco de um encontro pluripartidário que reuniu dois protagonistas da política de Santa Catarina. Após a inauguração da emissora de rádio o Deputado Estadual Dr. Vicente, que já ocupou uma cadeira no Congresso Nacional, e o Deputado Federal Esperidião Amim tiveram a oportunidade de conversar. O principal assunto foi o atual cenário político brasileiro.

Comissão de Constituição e Justiça

O Deputado Estadual Dr. Vicente participou no dia 24 de março da reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Durante o encontro foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 1/2015, que autoriza o Poder Judiciário a remunerar ou indenizar os juízes leigos do Sistema de Juizados Especiais. Agora a matéria segue para as comissões de Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Na reunião o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, prestou esclarecimentos sobre a proposta que é da própria instituição.

Outro assunto colocado em discussão foi a falta de diálogo entre o Governo do Estado e Professores que podem paralisar as atividades em função da Medida Provisória (MP) 198/2015 que altera a situação dos Professores admitidos em regime temporário (ACT). O Deputado Dr. Vicente pediu que as negociações fossem retomadas para que a categoria não entre em greve, pois os maiores prejudicados são os alunos.

Já no Plenário o parlamentar falou sobre a iniciativa de tornar o acompanhamento das matérias em tramitação na Assembleia mais acessíveis a população através da internet. “Temos que melhorar as ferramentas para que as pessoas possam opinar sobre as leis que são criadas nesta casa”, ressaltou.

Resultado Positivo

Na quarta-feira (25) o Deputado Estadual Dr. Vicente recebeu a informação de que os municípios de Macieira, Schroeder e Guabiruba foram contemplados com o financiamento do BADESC no Valor de R$ 500 mil para cada cidade. Os recursos serão utilizados para a pavimentação de ruas.

O Prefeito de Macieira Emerson Zanella, no Meio Oeste, esteve no gabinete para agradecer o apoio e o empenho do Parlamentar em prol dos municípios. “A ajuda do Deputado foi fundamental para a obtenção do empréstimo que vai beneficiar os moradores de Macieira”, destacou o Prefeito. O deputado Dr. Vicente também entregou um ofício solicitando uma ambulância para o Município de Macieira.

No mês de fevereiro o Deputado Dr. Vicente fez um encaminhamento, aprovado em Plenário, ao Governador do Estado e ao Presidente do BADESC solicitando a manutenção do “Programa Juro Zero” e a não cobrança de contrapartida para os municípios de pequeno porte.

“É nos municípios que vivem as pessoas e é para elas que trabalho”, ressaltou Dr. Vicente.

Epilepsia

Conscientizar a população sobre a epilepsia foi o objetivo da ação realizada pelo Deputado Estadual Dr. Vicente no dia 26 de março. Funcionários da Assembleia Legislativa vestiram  roxo em prol do “Purple Day” e profissionais de saúde prestaram esclarecimentos para a população sobre o assunto. No Gabinete do Deputado não foi diferente e todos aderiram ao movimento.

Para ampliar a ação o Parlamentar participou dos programas Bom Dia Santa Catarina da RBS TV e do SC No Ar da RIC TV Record. O Deputado, que é médico neurologista, esclareceu as principais dúvidas sobre a epilepsia e divulgou o “Purple Day” que é o dia de conscientização sobre a epilepsia.

Na Assembleia Legislativa o Deputado propôs um Projeto de Lei, que está em tramitação na casa, para tornar o dia 26 de março como a data para divulgar e informar a população a respeito da doença. A intenção é fazer com que o Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), possa alocar mais recursos financeiros, estruturais e humanos capacitados para integrar a assistência aos pacientes. Atualmente cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de epilepsia. Em Santa Catarina estima-se que sejam 134 mil casos.

Comércio de Peixes

Apoiar os piscicultores de Jaraguá do Sul foi o tema da reunião realizada, no dia 30 de março, na Prefeitura do Município que contou com a presença do Deputado Estadual Dr. Vicente. O parlamentar se mostrou solidário aos produtores que solicitam apoio financeiro para a comercialização dos peixes em toda a Santa Catarina.

Também participaram do encontro o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini, o Prefeito Dieter Janssen e o amigo Ademar Possamai, Chefe de Gabinete da Prefeitura.

Frente Parlamentar

O Deputado Estadual Dr. Vicente participou de uma reunião no dia 31 de março com o Presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), o vereador Valnir Camilo Scharnoski e o Deputado Fernando Coruja coordenador do Fórum Parlamentar. O encontro foi em prol dos trabalhos da Frente na área da Saúde.

Dr. Vicente é o autor de uma Proposta de Emenda para a Constituição Federal (PEC) que prevê o investimento de 10% da receita corrente bruta nacional na área da Saúde, mais os recursos provenientes das emendas impositivas conforme PEC 86 de 2015.

Caso a proposta do Deputado seja aceita o investimento na Saúde poderá chegar, em 2020, a R$ 40 bilhões a mais do que o orçamento previsto para 2015.

Fevereiro

 

Posse

Na manhã do dia primeiro de fevereiro o deputado Dr. Vicente tomou posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina integrando a 18ª Legislatura (2015-2019). A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o Governador do Estado Raimundo Colombo e o Vice Eduardo Pinho Moreira. No plenário Dr. Vicente estava acompanhado da esposa Sra. Sally Caropreso.

O Deputado reforçou que vai honrar os 41.089 votos que o levaram a ocupar uma cadeira na Assembleia e que vai lutar pelos compromissos assumidos na campanha.

“Estou me preparando para discutir a proposta de saúde regionalizada, pois acredito que seja a forma de acesso mais rápido à medicina de média complexidade que é a grande dificuldade do cidadão dentro dos municípios. Além disso, vou atuar na segurança pública, na área ambiental e trabalhar por uma educação em tempo integral e de qualidade”, destacou Dr. Vicente.

O domingo foi de trabalho para Parlamentar, logo após a posse participou da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa e em seguida se reuniu com a equipe de trabalho para traçar metas e as primeiras ações.

Polícia Militar

O Deputado Estadual Dr. Vicente foi homenageado, no dia dois de fevereiro, com o título de “Amigo do 14º Batalhão de Polícia Militar”, onde foi recebido pelo Comandante da Unidade Tenente Coronel José Luiz Gonçalves da Silveira. A cerimônia foi em Jaraguá do Sul e contou com a presença de autoridades e lideranças comunitárias da região.

Durante o evento Dr. Vicente destacou a importância da criação da 12ª Região Militar para a segurança do Vale do Itapocu. “Uma de minhas bandeiras é a segurança e dentro das ações vou apoiar o reforço do policiamento de toda a região”, afirmou.

Primeira sessão

Na tarde do dia três de fevereiro terça-feira o Deputado Dr. Vicente participou da sessão que abriu os trabalhos legislativos em 2015. O ato teve a participação do governador Raimundo Colombo (PSD) que fez a leitura da mensagem para os deputados.

Logo após a sessão Dr. Vicente se reuniu com os parlamentares que formam a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa.

Recebendo lideranças

Na manhã da quarta-feira, dia quatro de fevereiro, o Deputado Dr. Vicente recebeu a visita de representantes dos municípios de Balneário Piçarras, Corupá e Schroeder. Durante a conversa Dr. Vicente falou sobre os objetivos na Assembleia Legislativa e as Comissões que pretende atuar.

“Viemos dar as boas vindas”, destacou o Adriano Kath, vereador de Schroeder. Já o Vereador Ademar de Oliveira, de Balneário Piçarras falou sobre a preocupação com possíveis cortes de investimentos que os municípios podem sofrer do Governo Federal. Ele finalizou parabenizando o Deputado pela conquista e pelos objetivos traçados.

Participaram da reunião os vereadores de Balneário Piçarras, Ademar Oliveira (Galo), Leandro Kech e Marly Dulcinéia da Silva Santana (Ziza), o vice prefeito de Corupá Loriano Rogério Costa (Kutcha) e o vereador Eddy Eipper, presidente da Câmara Municipal. Além dos vereadores de Schroeder: Valdevino Anjo dos Santos (Divino), Adriano kath, Presidente da Câmara Municipal e Claudimir Lindner (Pimenta).

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

Na tarde do dia quatro de fevereiro o Deputado Estadual Dr. Vicente participou da cerimônia de posse do Deputado Carlos Chiodini na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado.Uma união de forças, que independente de partidos, busca o desenvolvimento de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocú.

Um dos maiores objetivos do Deputado Dr. Vicente é garantir que as obras da BR 280 continuem em ritmo acelerado. A duplicação desta rodovia é de extrema importância tanto ao desenvolvimento da região, quanto para salvar vidas

Primeiro Pronunciamento

O primeiro pronunciamento do Deputado Dr. Vicente na Assembleia Legislativa foi realizado no dia cinco de fevereiro. Na fala dirigida aos deputados, autoridades e visitantes ele relembrou a trajetória de vida e política. “Representei a população como Vereador em Jaraguá do Sul, cidade onde há mais de 30 anos resido, exerço a medicina e onde constituí a minha família. Também já representei nosso estado no Congresso Nacional quando exerci o mandato de Deputado Federal; agora, é com muito orgulho que inicio esta nova missão”, destacou o parlamentar.

O deputado falou sobre os objetivos na Assembleia: Na área da Educação um ensino de melhor qualidade, capaz de preparar as novas gerações para um mundo cada vez mais competitivo e tecnológico e também a Educação em Tempo Integral, para proteger nossas crianças e adolescentes dos perigos das ruas, das drogas e do crime organizado.

Na Segurança Pública, mais policiais nas ruas e uma polícia mais bem equipada.

Pelo Meio Ambiente, a proteção dos rios que têm suas margens, leitos e áreas alagáveis em risco.

Já a Saúde Pública, área à qual se dedica nos últimos 36 anos, será o principal foco. Dentre as ações podemos destacar: A revisão da tabela do SUS, que remunera procedimentos e profissionais de saúde não é reajustada significativamente desde 2002 o que está levando o sistema de saúde ao caos e o incremento nos investimentos na Saúde Pública. “O Governo Federal deveria ter como prioridade os cuidados com a saúde, mas os investimentos e repasses apenas diminuem“, afirmou Dr. Vicente.

O deputado defende que uma saída para amenizar essa situação pode ser a Regionalização da Saúde, dividindo entre os Municípios de uma mesma região as responsabilidades, otimizando a utilização das instituições de saúde de cada localidade de acordo com o seu perfil, e criando Consórcios Intermunicipais e Policlínicas Multifuncionais de Saúde a exemplo do que vem sendo feito com sucesso em Minas Gerais.

Dr. Vicente finalizou falando sobre a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que irá presidir. “É uma tarefa que aceitei com orgulho, consciente da importância de que se reveste a formação das novas gerações na construção da Santa Catarina que virá”, disse. Segundo ele é preciso um esforço concentrado e multidisciplinar, envolvendo ações de assistência social, educação, saúde e segurança para remover essas pedras que hoje obstruem o caminho de uma parcela cada vez maior da nossa juventude.

Apoiando Prefeitos

No dia sete de fevereiro o Deputado Dr. Vicente acompanhou Prefeitos em uma reunião no BADESC. O objetivo do encontro foi a busca de financiamentos para a pavimentação nos municípios. A comitiva foi formada pelos prefeitos de Guabiruba, Matias Kholer, de Macieira Emerson Zanella e Schroeder, Osvaldo Jurck.   O grupo foi recebido pelo Presidente do BADESC, Wellington Roberto Bielecki.

A participação do Deputado Dr. Vicente foi de fundamental importância já que se trata de municípios em desenvolvimento e carentes de investimentos

Visita à ACIJS

Na tarde do dia nove de fevereiro o Deputado Dr. Vicente foi recebido pelo Presidente da Associação Industrial e Comercial de Jaraguá do Sul (ACIJS), o advogado Paulo Mattos. Durante a reunião especial, foi entregue ao Parlamentar um documento com reivindicações e sugestões da ACIJS. Dentre elas, ações na área da segurança, infraestrutura, saúde, e meio ambiente.

Muitos pontos já fazem parte do plano de trabalho do Deputado. Como a agilidade na duplicação da BR 280 e o apoio aos hospitais São José e Jaraguá.

Alertando a sociedade

O Deputado Dr. Vicente durante a sessão realizada na tarde desta terça-feira (10) abordou temas importantes.

Em um primeiro momento alertou a respeito do risco de uma epidemia de Dengue no Estado. Dr. Vicente, que em primeiro lugar é médico, destacou que até o momento já foram registrados 104 casos confirmados e 1260 pontos com a presença do mosquito Aedes Aegypti.

O Deputado destacou que a dengue pode causar a morte. “Em outros estados da Federação pessoas estão perdendo a vida. Agora pergunto: – Queremos isso para os catarinenses?”

Dr. Vicente pediu providências para a Secretaria de Estado da Saúde e disse: “Não estamos falando apenas em números, mas em vidas”.

Ainda Durante a Sessão o parlamentar colocou em votação uma indicação para o Governador de Santa Catarina e a Agência Catarinense de Fomento (BADESC). O documento solicita a manutenção do Programa Juro Zero, a manutenção da isenção de contrapartida dos municípios e o aumento no prazo de carência dos financiamentos para 18 meses. “Esta ação tem o objetivo de beneficiar os pequenos municípios que necessitam de recursos para investimentos em infraestrutura”, comentou.

Ele finalizou lembrando a importância e os benefícios do transporte ferroviário. Da mesma forma afirmou que esta modalidade está esquecida no País. “Quero lançar o desafio da construção da Ferrovia Translitorânea para impulsionar o crescimento e ligar o Estado de Norte a Sul”, disse. Para ele é a melhor alternativa para transporte de passageiros e cargas já que a BR 101 está saturada.

Trabalhando por Jaraguá do Sul

A comitiva de Jaraguá do Sul, Comandada pelo Prefeito Dieter Janssen, recebeu o reforço do Deputado Estadual Dr. Vicente no dia 11 de fevereiro. O parlamentar acompanhou o grupo em uma reunião na Sede das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). O objetivo foi acompanhar projetos que estão sendo realizados no município e expor as necessidades de Jaraguá do Sul.

Além do Diretor Presidente da CELESC, Cleverson Siewert, a comitiva foi recebida pelo Chefe de Gabinete da Presidência e Ex-Prefeito de Guaramirim Antônio Zimmermann. O Deputado agradeceu a acolhida e em especial ao Sr. Zimmermann, parceiro de lutas no Vale do Itapocu. Uma pessoa sempre disponível as necessidades da Região, independente de Partido Político.

Em Blumenau

Na manhã do dia 12 de fevereiro o Deputado Estadual Dr. Vicente participou de uma reunião na Prefeitura de Blumenau com o objetivo de conhecer o Observatório Social do Município. A iniciativa é uma organização civil cuja principal função é educar o cidadão para entender e se envolver nos assuntos públicos.

O parlamentar foi recebido pelo Prefeito Napoleão Bernardes e por secretários municipais que explanaram sobre o modo que utilizam a ferramenta para controlar os gastos.

De acordo com o Deputado, o Observatório é formado por dois funcionários sem vínculo partidário e voluntários. “Uma importante ferramenta que a população tem ao seu dispor. A proposta aumenta a transparência da forma de que o dinheiro público é tratado”, afirmou.

Na questão de transparência Blumenau tem se colocado a frente em relação aos municípios de Santa Catarina. O objetivo do Deputado é criar um projeto no mesmo molde para o controle dos gastos do Governo do Estado.

Além de Blumenau, o Observatório Social também está em funcionamento em Itajaí, São José, Florianópolis, Brusque, Rio do Sul, Tubarão e Indaial.

Em seguida, em uma conversa como Prefeito e o Vereador Jens Mantau, Dr Vicente alertou a respeito da preocupação sobre os riscos da Dengue que vem se espalhando pelo Estado.

Trabalhando no Carnaval

Na segunda-feira (16) o Deputado Estadual Dr. Vicente participou de uma reunião na Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul. Estavam do encontro, que foi organizado a pedido do Parlamentar, os diretores mais importantes e o Secretário da Pasta, Ademar Possamai.

Dentre os projetos expostos da Secretaria estão a construção de dois novos postos de Saúde nos bairros Jaraguá Esquerdo e Vieiras. Também foram colocadas em pauta iniciativas para melhorar a qualidades dos serviços oferecidos já que Jaraguá do Sul é um centro de referência em saúde para os municípios do entorno.

Na reunião o deputado recebeu a solicitação de apoio para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de caráter regional e o apoio para o custeio da medicina de média complexidade. E também para a implantação da Unidade de Medicina da Mulher Junto ao Posto de Saúde Central na Rua Reinoldo Rau.

O Parlamentar destacou que muitos desses investimentos propostos ou solicitados vão de encontro a regionalização da saúde. Essa ideia foi um das propostas defendidas durante a campanha por Dr. Vicente.

Da reunião surgiram pautas e demandas que serão discutidas na Assembleia Legislativa pela Comissão de Saúde na qual o Deputado é o Vice Presidente.

Atuação no Parlamento

A quarta-feira de cinzas foi movimentada para o Deputado Estadual Dr. Vicente. No Plenário da Assembleia Legislativa (ALESC) o Parlamentar falou sobre a morte do médico pediatra Oscar Leitão Filho, 87 anos, mantenedor do Hospital Santo Antônio de Blumenau. O profissional, que foi o médico pediatra do Dr. Vicente, foi lembrado pela postura humana e solidária com a vasta clientela. “Deixará saudades pela sua história de comprometimento pelas causas sociais”, afirmou Dr. Vicente.

Ainda durante a sessão Dr. Vicente pediu parte no pronunciamento do Dep. Coruja e falou sobre a necessidade da União melhorar o repasse financeiro para os municípios que já estão com a capacidade de investimentos na área de saúde comprometidos.

Em seguida, o Deputado recebeu a visita do vereador de Jaraguá do Sul Arlindo Rincos que apresentou o projeto de revitalização do bairro Nereu Ramos. O projeto busca incentivar o turismo religioso no entorno da Igreja Nossa Senhora do Rosário onde está enterrado Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing.

O local se tornou um ponto de orações e pedidos de graças. Muitas pessoas afirmam ter alcançado graças pela intercessão de Padre Aloísio. Na Reunião o Parlamentar falou sobre a preocupação de que romeiros, idosos e a comunidade sejam contemplados com a revitalização do local. A iniciativa vem de encontro ao projeto que vai incentivar o turismo religioso que o Deputado Dr. Vicente vai apresentar na Assembleia Legislativa.

No gabinete na ALESC Dr. Vicente também recebeu o Prefeito de Guaramirim, Lauro Froelich, e o Secretário de Planejamento de Desenvolvimento Urbano do Município, Iran Weidi Siqueira.

Turismo religioso

No dia 20 de fevereiro o Deputado Dr. Vicente participou no Primeiro Painel de Turismo Religioso na cidade de Nova Trento. No evento, que reúne representantes de inúmeros municípios de Santa Catarina, o Parlamentar pode falar sobre o projeto de lei que vai apresentar na Assembléia Legislativa que tem como objetivo incentivar o turismo religioso no Estado.

Dr. Vicente percorreu os estandes e prestigiou os espaços destinados aos municípios de Jaraguá do Sul, que divulgou o trabalho do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing que passa pelo processo de beatificação, e Corupá que mostrou o Mosteiro de Corupá que segue a tradição das Grandes Abadias e Mosteiros Europeus.

SAMU estadual

Na manhã do dia 24 de fevereiro o Deputado Estadual Dr. Vicente recebeu no Gabinete o Gerente Estadual do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) César Augusto Korczaguin e a técnica de enfermagem Daise Hames. No encontro foi repassada ao parlamentar a realidade do serviço em Santa Catarina.

Um dos maiores problemas enfrentados é a inadimplência dos municípios atendidos pelo SAMU que chega a 90%. O Serviço passa por uma fase de revisão de gastos para poder manter o sistema operando. Para o Deputado o custo continua sendo pesado para os Estados e Municípios apesar de se tratar de um Programa do Governo Federal. Isso vai de encontro a o que defende Dr. Vicente em relação de uma maior participação de Brasília com os gastos em saúde.

Uma das necessidades é a aquisição de mais três (03) helicópteros. Atualmente existe apenas um (01) prestando serviço no Estado. O parlamentar se mostrou um parceiro na busca de subsídios e alternativas para melhorar o atendimento do SAMU em Santa Catarina, principalmente pelo fato do Serviço salvar milhares de vidas.

Hoje o SAMU conta com Centrais Macro Regionais nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.

Apenas em 2014, o SAMU realizou 309.123 atendimentos em território catarinense. Sendo que sendo que 34.985 com ambulâncias UTIs, 136.177 com unidades básicas de atendimento, 653 com veículo de intervenção rápida 458 utilizando helicóptero e 136.850 orientações médicas.

Visita de Professores

O Deputado Estadual Dr. Vicente abriu as portas do Gabinete, no dia 24 de fevereiro, para uma comissão de Professores. O Grupo participou de um protesto na Assembleia Legislativa contra a Medida Provisória 198 de 10 de fevereiro de 2015 do Governo do Estado que modifica a contratação e remuneração dos professores admitidos em caráter temporário (ACT).

O parlamentar ouviu os professores e se comprometeu em analisar o mérito com isenção.

Segundo os educadores, atualmente em Santa Catarina, dos 30 mil professores na rede de ensino estadual, 16 mil são ACTs. Em relação aos efetivos 12 mil estão em sala de aula e o restante, 2 mil ocupam cargo de direção.

Esta realidade se deve a falta de concursos públicos e deixa Santa Catarina como um dos estados com maior número de ACTs da Região Sul do país.

Combate às drogas

Na quarta feira, 25 de fevereiro, o Deputado Estadual Dr. Vicente participou da primeira reunião da Comissão Parlamentar de Prevenção e Combate as Drogas. No encontro foram expostos os objetivos e ações da Comissão. Um exemplo é o Programa Reviver que atende 72 comunidades terapêuticas com repasses de recursos. A iniciativa viabiliza o atendimento de dependentes químicos por até seis meses de internação podendo o tratamento ser estendido pelo mesmo período. Por mês são repassados, após comprovação de atendimento, R$ 1.000,00 por internação para até dez pessoas a cada comunidade filiada.

A Comissão vai trabalhar na área de prevenção e reabilitação. Por sugestão do Deputado Dr. Vicente algumas ações deverão ser em conjunto com outras comissões. Uma delas a de Defesa e Proteção da Criança e Adolescente que Dr. Vicente é o Presidente.

O Deputado relembrou o efeito devastador que as drogas ilícitas provocam nas pessoas e na sociedade. “Precisamos de profissionais habilitados para trabalhar com esses pacientes. Da mesma forma não poupar esforços para combater este mal que destrói cidadãos e famílias catarinenses”, destacou.

Doenças raras

No dia 26 de fevereiro o Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso participou 3º Fórum Estadual de Doenças Raras. O evento foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa em Florianópolis. O objetivo foi promover a atualização sobre as questões que envolvem as enfermidades e despertar a atenção dos profissionais da saúde, educação, assistência social, pesquisadores, profissionais e autoridades em saúde pública estadual e municipal.

Para o Deputado Dr. Vicente, que é médico neurologista, o Sistema Único de Saúde deve habilitar equipes multidisciplinares para o atendimento dos pacientes. “Temos que ter profissionais preparados para atender esta parcela da sociedade que tanto precisa de atenção”, destacou o Parlamentar que é médico voluntário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jaraguá do Sul a mais de 32 anos.

Ele também relembrou que com o avanço da tecnologia o diagnóstico das enfermidades está mais precoce o que possibilita um tratamento adequado desde cedo. Da mesma forma reforçou a importância do Evento. “Encontros como esse são muito bem vindos para melhorar a vida das pessoas com deficiência”, completou.

O que é uma doença rara

Considera-se como rara a doença que a incidência seja de 1 para 10 mil habitantes. Estima-se que haja 8 mil enfermidades já identificadas, sendo 80% deles de origem genética. O restante é provocado por causas imunológicas, reumatológicas, infecciosas, por fatores ambientais, alergias ou têm causas degenerativas.

A maior parte se manifesta ainda na infância. A estimativa é que entre 3% e 5% das pessoas nasçam com algum tipo de problema genético no Brasil. Somado ao índice de pacientes que são diagnosticados ao longo da vida adulta, o número atinge quase 10%, totalizando entre 15 milhões e 20 milhões de brasileiros que precisam do auxílio de um geneticista.