Considerada referência no estado, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Blumenau foi homenageada pela Assembleia Legislativa na noite de quinta-feira (16), pelo cinquentenário de sua fundação. A sessão solene, realizada em conjunto com a Câmara Municipal de Blumenau, reuniu autoridades, alunos e pais de alunos, voluntários e colaboradores da Apae, no Teatro Michelangelo Uniasselvi, em Blumenau, por proposição da deputada Ana Paula Lima (PT).

A solenidade foi marcada por homenagens a pessoas e instituições envolvidas com a trajetória da Apae Blumenau, como os três primeiros alunos da entidade, que até hoje frequentam a associação. Houve também apresentações musicais, com participação da Furb Jazz Band, além do lançamento do selo personalizado dos Correios alusivo ao cinquentenário. Em todos os discursos, o reconhecimento ao trabalho da instituição e o agradecimento àqueles que a transformaram em referência.

A Apae de Blumenau foi fundada no dia 25 de março de 1965 pelo casal João Caropreso e Estella Maria Caropreso. Atualmente, a entidade atende 423 alunos em uma sede instalada numa área de 12,7 mil metros quadrados, na Vila Nova, por meio do IES, Instituto Integrado de Educação e Saúde “Professora Estella Maria Caropreso”, nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, médica, nutrição e dietética, odontologia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional.

Segundo a presidente da entidade, Lorena Starke Schmidt, a Apae atende desde bebês até idosos (o aluno mais velho tem 67 anos). “Estamos emocionados e orgulhosos com essa homenagem porque demostra que o povo blumenauense e o povo catarinense sabem do bom trabalho que a Apae faz, na prestação de serviços de excelência para os alunos com deficiência intelectual e também para suas famílias.”

Emoção
A história da Apae de Blumenau se confunde com a trajetória de vida dos pais do deputado Doutor Vicente (PSDB). Foram eles que fundaram a instituição, no ano de 1965. “Meu irmão teve, aos 11 meses de idade, uma meningite, isso na metade da década de 50, e ficou com sérios problemas neurológicos. Meus pais não sabiam a quem recorrer e começaram esse trabalho inspirados na experiência da Apae de Brusque”, conta.

A partir desse trabalho, a Apae blumenauense ampliou seu atendimento e começou a formar pessoas que pasaram a atuar em outras Apaes pelo estado. “Fico orgulhoso e emocionado de participar deste momento, de uma história ligada à historia dos meus pais. Como deputado, fico contente de poder homenagear essa entidade e tantas pessoas que prestam um serviço voluntário tão importante”, diz o parlamentar.

A mãe da deputada Ana Paula Lima morava ao lado da casa que abrigou a primeira sede da Apae, na Vila Garcia. “O Estado de Santa Catarina precisa homenagear essa instituição, que faz um trabalho de excelência”, afirmou a deputada. “É muito bom homenager entidades como a Apae, que faz um trabalho diferenciado, um serviço de inclusão para a autonomia e a promoção da cidadania de tantas pessoas.”

“Quando falamos de Apae, falamos de amor, solidariedade, voluntariado. Ao comemorarmos os 50 anos, a Assembleia não poderia deixar de render essa homenagem a todos aqueles que passaram pela instituição”, disse o 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Aldo Schneider, que presidiu a sessão solene.

O deputado Ismael dos Santos (PSD) ressaltou a importância do trabalho voluntário realizado pela instituição. “A Apae é uma entidade emblemática do terceiro setor, pelo seu histórico, por sua perseverança e por trabalhar com pessoas especiais”. O deputado Jean Kuhlmann (PSD) considerou a Apae Blumenau referência para o estado e para o país. “É um reconhecimento de tudo que a Apae representa para nós, em termos de dedicação ao próximo, em termos de exemplo, em termos de amor à vida.”

O presidente da Câmara, vereador Mário Hildebrandt, em nome do Legislativo blumenauense, também prestou suas homenagens à Apae. “Queremos agradecer a todos vocês que dedicam sua vida, seu dia a dia para que Blumenau possa ser uma cidade melhor, uma cidade mais inclusiva. Que a família Apae possa continuar a ser essa referência.”

Também participaram da sessão solene o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.

IMG_0331 IMG_0332 IMG_0333 IMG_0334 IMG_0335 IMG_0336 IMG_0337 IMG_0339 IMG_0340 IMG_0341 IMG_0342 IMG_0343 IMG_0344Fonte: Agência AL

Imagens: Assessoria de Comunicação Deputado Dr. Vicente/Flavio Vieira Junior